Comportamento

Ficar sozinho tem efeito antiestresse, afirmam cientistas

Uma nova pesquisa da Universidade de Reading, no Reino Unido, revela que a solidão traz benefícios para o bem-estar. O estudo publicado recentemente na Scientific Reports lança luz sobre a complexa relação entre o tempo passado sozinho e a saúde mental.

Os pesquisadores acompanharam 178 adultos com 35 anos ou mais no Reino Unido e nos EUA por até 21 dias. Usando diários, a equipe registrou o tempo gasto sozinho versus interagindo com outras pessoas. Os participantes também relataram medidas diárias de estresse, satisfação com a vida, autonomia e solidão.

Os resultados mostraram que passar mais horas sozinho foi associado ao aumento da sensação de redução do estresse, sugerindo os efeitos calmantes da solidão. Um dia com mais tempo sozinho também foi relacionado a sentir liberdade para escolher e ser você mesmo.

Por outro lado, muita solidão nem sempre é benéfica. Nos dias em que passaram mais horas sozinhas, as pessoas também relataram sentir-se solitárias e menos satisfeitas, destacando os potenciais efeitos do isolamento social.

É importante ressaltar que os pesquisadores não encontraram um “equilíbrio ideal” entre solidão e tempo social. Não existe algo como passar o número “certo” de horas sozinho.

Menos estresse

A equipe afirma que os impactos negativos da solidão foram reduzidos ou anulados quando ela foi motivada por escolha pessoal, em vez de imposta por fatores externos. Os indivíduos que passaram mais tempo sozinhos em geral não relataram sentir-se solitários ou menos satisfeitos. Pessoas que passaram mais tempo sozinhas relataram menos estresse.

“Os bloqueios forçados na pandemia destacaram muitos dos impactos duradouros que podem ocorrer quando estamos famintos de interação com outras pessoas. No entanto, este estudo destaca alguns dos benefícios que a solidão pode trazer. O tempo sozinho pode nos fazer sentir menos estresse e livres para sermos nós mesmos. Este estudo destaca que passar algum tempo sozinho pode ser uma escolha saudável e positiva, e que não existe um nível universal de socialização ou solidão a ser alcançado”, disse a professora Netta Weinstein, em comunicado.

Os autores sugerem que, com o uso cuidadoso, a solidão pode promover o bem-estar, mas o isolamento forçado pode causar o risco de solidão e insatisfação. Escolher a solidão e usá-la intencionalmente para obter benefícios pode ser a chave para equilibrar a solidão em meio às demandas da vida moderna.

Seja o primeiro a ficar informado!

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Após transportar deputado, aeronave faz pouso de emergência no interior do RS

Na tarde desta sexta-feira, 4 de abril de 2025, uma aeronave de pequeno porte, prefixo…

48 minutos ago

Adolescente de 14 anos perde a vida em acidente entre moto e caminhonete em Três Passos

Um acidente de trânsito entre dois veículos causou a morte de uma pessoa na tarde…

3 horas ago

Fim de semana de frio e chance de geada no Rio Grande do Sul; confira a previsão

O final de semana dos gaúchos exigirá um casaquinho. Isso porque, no sábado (5), a…

5 horas ago

Quem eras as vítimas fatais do acidente com ônibus de estudantes na RS-453, no RS

Foram identificadas as pessoas que morreram em decorrência de um grave acidente de trânsito ocorrido…

8 horas ago

Gerente de laticínios é demitido por desvio milionário no Noroeste do RS

Um gerente de uma empresa de laticínios no Noroeste do Rio Grande do Sul foi…

8 horas ago

Recompensa-se por informação da localização de caminhonete furtada em Três Passos

Na manhã de quinta-feira, 3, na localidade de Linha Turvo/Três Passos, foi roubada uma camioneta…

12 horas ago

This website uses cookies.