Uma servidora pública de Nova Prata, na Serra do RS, relata ter sido vítima de racismo enquanto atuava como Mamãe Noel em uma praça da cidade, na última sexta-feira (2). Lisiane Vieira, que é negra e trabalha na Secretaria de Obras da cidade há três anos, conta que a reação do público a fez abandonar o posto.
Ela avalia registrar boletim de ocorrência denunciando as ofensas, e a prefeitura informou que busca imagens de câmeras de segurança para identificar agressores.
“A reação das pessoas, quando elas entravam e me viam ali, era de espanto. Tiveram pais que olharam para as crianças e disseram: quer bater a foto na árvore? E nem cogitaram a possibilidade de chegar perto de mim. (…) Tinham pais que olhavam e diziam ‘a Mamãe Noel é negra, nem vamos bater foto’”, diz Lisiane.
Lisiane conta que mora em Nova Prata há 13 anos, atua como operária na Secretaria de Obras, realizando limpeza de ruas e banheiros públicos. Ela diz que conhece muita gente na cidade e jamais imaginou viver uma experiência tão constrangedora.
“Ficou uma cena ridícula. Olha o século em que nós estamos e ainda existe [racismo] numa proporção fora do normal”, lamenta.
Esta foi a primeira experiência de Lisiane como Mamãe Noel. Empolgada com o primeiro dia no posto, ela chegou a levar o filho mais novo e o neto para acompanhar o trabalho, na praça da Bandeira, no centro da cidade. Só que, em menos de uma hora, as reações racistas passaram a incomodá-la.
“Para algumas pessoas o que vale é a cor da pele da gente, o que a gente tem no bolso. A coisa ficou tão fora do normal que eu acabei desistindo. Tirei a peruca, a touquinha, fui trocar de roupa e chorei. Chorei muito, porque escutar falar em racismo e tu sentir ele na pele, meu Deus, não tem nem explicação. Ficou uma experiência amarga, que eu não quero provar nunca mais”, diz.
O combinado era revesar o papel com outra colega de trabalho, que também desistiu da atividade após as ofensas racistas. A servidora pública ainda avalia registrar um boletim de ocorrência e diz contar com o suporte da Secretaria de Turismo para identificar as pessoas envolvidas, por meio de imagens de câmeras de segurança.
Prefeitura busca imagens
O convite para ser Mamãe Noel partiu da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Prata, que busca identificar autores de ofensas. A secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Prata, Veridiana Valar Ciotta, conta que Lisiane ficou emocionada com o convite para atuar como personagem. Em nota, a secretaria repudiou as ofensas.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/BMTnJNtsqa40Jxv58Jajvt
G1 RS