Comportamento
As gêmeas Kauany e Kerolyn vivem saudáveis 11 anos após cirurgia de separação. Foto: Eduarda Costa / Agencia RBS

Resultado de um procedimento inédito na região, as irmãs Kauany e Kerolyn vivem sem sequela aparente da cirurgia a que foram submetidas há 11 anos para garantir suas sobrevivências. As gêmeas siamesas nasceram unidas pelo tórax, dividindo órgãos vitais como intestino, fígado e bexiga.

Aos 11 anos, as duas estudam no quinto ano de uma escola municipal de Marau, no norte do Estado. Aos cuidados da mãe, a gerente de loja Adriana Ribeiro, elas levam uma vida saudável, com cuidados básicos de saúde, e brincam e dividem os mesmos gostos das demais crianças da mesma idade.

— A gente gosta de brincar, desenhar e dançar — respondem em sintonia as irmãs, uma completando a frase da outra.

As gêmeas Kauany e Kerolyn vivem saudáveis 11 anos após cirurgia de separação. Foto: Ender Machado Monteiro / Divulgação

Ao longo da vida, elas precisaram passar por alguns anos de alimentação suplementada e regrada, por conta das divisões dos órgãos. Mesmo sem a ligação física entre elas, as irmãs ainda são companheiras incondicionais e fazem tudo juntas, dividindo inclusive a mesma cama.

— Após 11 anos, eu ainda olho para elas e me surpreendo. Estão saudáveis, vão para escola e brincam. Hoje já tiramos tudo de letra. Ao longo destes anos, tudo foi sempre conversado, elas sempre tiveram clareza da condição delas. Conforme vão crescendo, eu vou falando sobre os procedimentos que ainda precisam ser feitos, para não assustá-las — explica a mãe.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/C8q0abPY2732tGJDyzjGGk

Gaúcha ZH