Comportamento
Foto: Freepik

Olhar nos olhos de alguém ao falar com essa pessoa é uma prática comum que, segundo especialistas em psicologia, fortalece o vínculo e melhora a comunicação. No entanto, quando uma pessoa mantém o olhar fixo por um período prolongado, sem piscar ou desviar o olhar, esse gesto pode ter significados mais complexos do que parece.

Segundo o psicólogo clínico Robert A. Lavine, o contato visual é mantido apenas cerca de 3% do tempo em conversas informais. Ou seja, é normal que haja pausas visuais para não gerar desconforto. Portanto, quando alguém mantém o olhar fixo, envia uma mensagem que vai além das palavras.

Para a psicóloga Paula Martínez Barral, mestre em neurociência cognitiva pela Universidade de Granada, existem diferentes interpretações possíveis para o contato visual prolongado, e seu significado pode variar dependendo do contexto emocional, social e cultural.

Algumas das chaves que ele forneceu ao portal de Psicologia Online para entender esse comportamento incluem:

– Dominância ou desafio: quando uma pessoa mantém um olhar intenso sem piscar ou desviar o olhar, ela pode estar tentando impor autoridade, sinalizar controle ou estabelecer uma posição dominante na interação.

– Conexão emocional profunda: se um olhar firme for combinado com uma expressão facial relaxada ou um leve levantar de sobrancelhas, isso é frequentemente interpretado como um sinal de interesse genuíno, atenção ou até mesmo atração.

– Interesse ou atração: pupilas dilatadas (uma reação involuntária do corpo) são frequentemente associadas à atração física ou emocional. Quando alguém mantém os olhos arregalados, isso pode demonstrar interesse emocional ou sexual.

– Avaliação ou julgamento: um olhar fixo também pode indicar que a pessoa está analisando cuidadosamente o que a outra pessoa diz ou faz, como uma forma de avaliação.

– Desconfiança ou atitude defensiva: em alguns casos, olhos semicerrados e um olhar penetrante podem indicar desconfiança, suspeita ou que alguém está na defensiva sobre o que ouve.

Outras dicas

O comportamento dos olhos não envolve apenas a direção ou a duração do olhar. Também é importante observar:

– Piscar excessivo: o que pode ser um sinal de nervosismo, constrangimento ou ansiedade.

– Olhos semicerrados: relacionados à dúvida ou avaliação crítica.

– O movimento das sobrancelhas: que pode reforçar a emoção ou a empatia em relação ao interlocutor.

Nesse sentido, especialistas recomendam não analisar os olhares isoladamente. Cada pessoa tem seu próprio estilo de comunicação não verbal e cada situação exige uma interpretação contextual do indivíduo.

Falta de contato

O que a falta de contato visual pode indicar? Assim como um olhar constante pode indicar confiança ou interesse, a ausência de contato visual também transmite informações. Na maioria dos casos, desviar o olhar pode ser um sinal de insegurança ou timidez, desinteresse, intenção de esconder algo, falta de sinceridade ou desconforto.

No entanto, também pode ser influenciado por fatores culturais ou pessoais. Em algumas culturas, por exemplo, olhar diretamente nos olhos de alguém pode ser considerado desrespeitoso. Em muitos países de tradição muçulmana, como Arábia Saudita, Irã ou Paquistão, o contato visual prolongado entre pessoas do sexo oposto pode ser visto como desrespeitoso ou até mesmo um sinal de provocação. Entretanto, entre pessoas do mesmo sexo é mais aceito, mas sempre se espera que seja breve e sutil.

Em contraste, em países como Japão, Coreia do Sul e China, evitar contato visual prolongado é um sinal de respeito, especialmente ao interagir com pessoas mais velhas ou figuras de autoridade. Olhar diretamente nos olhos pode ser percebido como agressivo, desafiador ou indelicado. As informações são do jornal La Nación.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Sul