Comportamento
Foto: Reprodução

A interpretação do que é o romance pode ser interpretado por cada pessoa de uma forma diferente. Por isso, cientistas da Western Kentucky University, nos EUA, buscaram entender a partir do conceito de “competência romântica”, quais características podem ser universais. Um estudo, publicado na revista Journal of Research in Personality, mostraram quatro que influenciam na felicidade de um relacionamento.

No total, 171 casais foram entrevistados, eles eram predominantemente heterossexuais em diferentes fases das suas relações, desde o “namoro casual” até ao “casado”. A partir disso, eles responderam suas perspectivas sobre 10 cenários fictícios, os quais consistiam desde simples diferenças de estilo de vida a questões sérias, como descobrir o perfil secreto de um parceiro em um site de relacionamento.

A partir disso, os pesquisadores chegaram à conclusão que dentre as múltiplas analisadas, quatro características se destacam tendo em vista a garantia de um relacionamento feliz: fatores perceptivos, comportamentais, seletivos e interativos.

Perceptivo

Pessoas que evitam insegurança e não se preocupam tanto com problemas que aparecem, como consequência apresentam níveis mais elevados de competência romântica. E portanto, apresentam maior probabilidade de ter uma visão positiva do seu relacionamento.

Desta forma, o otimismo ao lidar com a vida a dois foi considerado um fator chave para competência romântica no quesito perceptivo.

Comportamental

O estudo também encontrou evidências que ser acessível e receptivo pode ser um pilar importante na longevidade da vida a dois. Parceiros antissociais foram considerados menos hábeis para se lidar em relacionamentos.

Interativo

Para conquistar a competência no relacionamento as características pessoais do casal precisam estar equilibrados. Principalmente em se tratando de otimismo, sociabilidade e acessibilidade, questões que influenciam na satisfação romântica.

Correspondência sortida

Além disso, apresentar níveis semelhantes de inteligência, atratividade, dinheiro, status e gentileza torna a relação estável e pode apresentar melhoras no longo prazo.

Ainda, de acordo com a pesquisa, a paixão, um sentimento que impulsiona o casal no início da relação, não teve nenhum papel algum nas competências a longo prazo. Os pesquisadores ressaltam que a tendência é que ela desapareça com o tempo.

Seja o primeiro a ficar informado!

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CYtQhD1qe4yB6m766he19U

O Sul