Quase metade dos brasileiros vive sem companheiro ou companheira, segundo dados do IBGE apresentados pelo “Globo Repórter”. Os solteiros representam 48,7% da população, incluindo pessoas que nunca se casaram, divorciados, separados e viúvos. A edição exibida na sexta-feira (7) abordou as mudanças nas relações, na rotina e nas formas de buscar felicidade fora de um relacionamento amoroso.
A solteirice ganha espaço como escolha associada à autonomia, às amizades e a projetos pessoais. Thaíse Valentim, Rafaely Alves, Sabrina Franco e Carolina Piacitelli se conheceram em uma comunidade online e construíram uma rede de apoio. “A gente se conectou imediatamente. E a gente nunca mais parou”, disse Thaíse. Para Rafaely, que passou por um divórcio, o grupo ajudou a enfrentar a mudança: “Tia solteira viaja, se banca, tia solteira tem amigas”.
O IBGE aponta que há 6,3 milhões de mulheres solteiras a mais do que homens solteiros no país, onde existem cerca de 95 homens para cada 100 mulheres. A idade média do casamento também aumentou: mulheres se casam aos 29 anos e homens, aos 31. A vida solo já alcança 20% dos brasileiros e movimenta serviços e imóveis compactos, enquanto aplicativos e encontros presenciais criam novas formas de conhecer pessoas.
DCM
Receba as principais notícias no seu WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p






