Cidade
Medidas de prevenção mudaram a rotina da população. Foto: Arquivo/TP News

A pandemia do coronavírus está mudando a rotina da população e o atendimento nos estabelecimentos públicos e privados de Três Passos. As medidas preventivas contra a propagação da doença tomadas a nível local e estadual começaram a alterar diretamente o cotidiano dos moradores da cidade, apesar de a maioria ainda não estar evitando situações como sair de casa e se encontrar com outras pessoas para evitar o contágio.

Educação

Na área da educação, com exceção das creches, todas as escolas no município, estaduais, municipais e particular, estão com as aulas suspensas e os alunos em casa, por um período de 15 dias desde a quinta-feira, 19. Na 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, funcionários se revezam para atender ao público no período das 9h às 14h.

Segurança

Na área da segurança, na Delegacia de Polícia Civil, os plantões são mantidos para atendimento dos casos mais graves, como crimes dolosos contra a vida, roubos, recuperação e devolução de veículos, estupros e violência doméstica. Os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial serão orientados à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo órgão, tão logo adentrem as delegacias. Casos não graves são orientados a registrarem na Delegacia Online.

Justiça

Na área judicial, houve a suspensão do expediente em todo o Poder Judiciário estadual a partir de quinta-feira (19/3), até 19/4/2020. A medida deve-se à expansão do Coronavírus. A Defensoria Pública do Estado suspendeu atendimentos presenciais como prevenção à disseminação do coronavírus, sendo que, nos próximos 30 dias atenderá presencialmente apenas casos urgentes, agendados por telefone, na parte da tarde. O Ministério Público também suspendeu o expediente com o fechamento das Promotorias e das Procuradorias de Justiça, que funcionarão apenas para a realização dos serviços internos essenciais ao atendimento de casos urgentes, novos ou em curso, por meio do Regime Diferenciado de Atendimento de Urgência, no período de 19 de março a 19 de abril de 2020. O mesmo fez o TRT-RS que suspendeu prazos processuais e regimentais, audiências de primeiro grau no período de 16 a 27 de março, entre outras medidas.

Saúde

Na área da saúde, a exemplo de outras instituições de saúde da região, o Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP) anunciou na manhã de terça-feira, 17, algumas medidas para evitar aglomerações, entre elas, a suspensão de visitas em unidades de internação. Por sua vez, o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) suspendeu o atendimento nas agências pelo período de 15 dias. Em nota, o INSS informou que “os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o site Meu INSS ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado das 7 às 22 horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, por exeplo, em caso de perícia médica.”

Comércio

Na área comercial, empresas locais começaram a tomar medidas buscando atender recomendações das autoridades de saúde, entre elas, a redução no turno de trabalho, a suspensão do atendimento e também a liberação de alguns colaboradores que integram grupos de risco, seja pela idade ou por questões clínicas. Alguns supermercados, como é o caso do Super Colono, e algumas farmácias, estão tomando medidas especiais para seus funcionários e também para os clientes. Algumas empresas, por exemplo, as corretoras Conceito e Renove, passaram a atender somente por telefone e home-office até que não haja mais risco de contágio e a situação volte ao normal.

Lazer e cultura

Na área cultural e de lazer, o cinema suspendeu suas atividades temporariamente e eventos sociais e esportivos foram cancelados ou transferidos.

Últimos números do coronavírus

No final da tarde de quinta-feira, 19, o Boletim Epidemiológico  divulgado pela prefeitura apontou três casos suspeitos, mesmo número do dia anterior, e nenhum ainda confirmado. Já a Secretaria Estadual de Saúde atualizou o número de infectados pelo Covid-19 para 33. Até o dia anterior, 18, eram 28 casos confirmados no estado. O Ministério da Saúde divulgou, por sua vez, o novo balanço de casos confirmados de novo coronavírus no Brasil. Os principais dados são: 6 mortes, já são ao todo 7 mortes relatadas pelas secretarias e 621 casos confirmados, eram 428 na quarta-feira, 18.