Estado
Foto: Ilustração

A Secretaria Estadual de Saúde disse, nesta sexta-feira, 20, que 12 novos casos de coronavírus foram registrados. Até as 21h, o Estado contabilizava 56 casos confirmados. Entre os novos pacientes está uma menina de cinco anos de idade, em Porto Alegre.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essa criança tem histórico de viagem a São Paulo e está cumprindo isolamento domiciliar neste momento. Como a menina foi atendida na rede particular de saúde, a prefeitura não tem, até o momento, mais detalhes sobre o histórico dela.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que o Estado entrou em situação de transmissão comunitária de coronavírus. Minutos depois, o governo federal declarou que esse tipo de transmissão acontece em todo o território nacional.

Entenda a diferença nos tipos de transmissão

Caso importado: pessoas que voltaram de viagem no Exterior já com os sintomas de coronavírus ou desenvolveram a doença no local atual dentro do prazo de incubação do vírus (14 dias)

Transmissão local: acontece quando alguém que se contaminou com o vírus no Exterior transmite o vírus para outra pessoa que não viajou. Até então, eram registrados apenas casos importados.

Transmissão comunitária: quando se torna impossível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade.

Com informações de GZH