Tempo
Neve na Argentina e frio intenso a caminho do Sul do Brasil. Foto: Reprodução

A Defesa Civil gaúcha publicou um alerta na tarde desta quarta-feira, 19. “Massa de ar polar fará a temperatura cair em todo Estado, devendo durar até sábado (22/8)”. Recomenda atenção com a população mais vulnerável, idosos e crianças. Procure abrigar os animais domésticos nas noites mais frias.

Na quinta, 20, e sexta feira, 21, o frio já começa a ganhar intensidade em todo o Estado. Além do frio, ventos contribuem para a sensação de frio acentuada. Há chances de neve e chuva congelada na Serra Gaúcha e áreas elevadas do planalto.

Conforme a Sema, O dia mais frio da semana deve ser a sexta-feira com mínimas negativas na campanha e na região da serra. Abaixo de 5 graus no leste e próximo de zero em muitas regiões do centro e norte. Pode ter neve na serra, sobretudo nos pontos altos.

Onde pode nevar no RS

O MeteoRS acompanhou ao longo desta semana as atualizações dos modelos na projeção de neve no Sul do Brasil. De fato, como já era esperado, os prognósticos modificaram o cenário e a força do evento será bem menor em comparação com as primeiras saídas das imagens computorizadas.

Antes tinha chance de acumulados de até 30 centímetros, mas as últimas atualizações reduziram para 5 centímetros. Como mostra a imagem, as áreas mais propensas serão:

Rio Grande do Sul: Serra Geral, incluindo as áreas mais baixas da região;

Santa Catarina: Planalto e Norte;

Paraná: Sudeste e Centro-Sul paranaense. Não se descarta precipitação invernal na região metropolitana de Curitiba.

O auge do frio deverá ser entre sexta-feira e sábado (21 e 22 de agosto). Mínimas na casa dos -7° nos Aparados, entre -4°/-2° em grande parte do interior gaúcho e 0°/2° na região metropolitana de Porto Alegre.

Neve na Argentina – Frio intenso vindo para a Região Sul

Por volta das 15h30min aconteceu os primeiros registros de neve da forte onda de frio que deve chegar ao Estado na noite de quarta-feira. A neve está acontecendo em Altas Cumbres, uma província de Córdoba na Argentina.

A Polícia Caminera (análoga à nossa PRF) informou interdição total no Camino de las Altas Cumbres, próximo à Córdoba/ARG, devido a presença de neve sobre o asfalto. Confira vídeo:

🇦🇷⛄️ NEVE | ‪Nevando nas Altas Cumbres da província de Córdoba, no Centro da Argentina. É o ar extremamente frio a caminho do Sul do Brasil. Leia o último boletim de alerta da onda de frio em 👉🏽 https://bit.ly/3gfKw62. ‬

Publicado por MetSul Meteorologia em Quarta-feira, 19 de agosto de 2020

VEJA TAMBÉM