Segundo a prefeitura de Barra do Guarita, a culpa pela erva-mate vencida que foi distribuída para as mulheres do município foi da empresa que forneceu o produto. A prefeitura em nota disse que a empresa já se disponibilizou a fazer a troca do produto.
A polêmica foi instalada em Barra do Guarita depois que a prefeitura fez a entrega de um kit de chimarrão para as mulheres do município, ainda alusivo ao Dia da Mulher, mas que foi liberado somente nesta última semana. Várias moradoras usaram as redes sociais para reclamar da erva que estava sendo entregue, dizendo ela apresentava “coloração de erva-mate velha”.
A embalagem que seria de 250 gramas, trazia na escrita a marca de 500 gramas, no entanto o problema maior foi que na embalagem a data de validade estava rasurada e coberta com um adesivo, com uma nova data carimbada no lugar. A data nova dizia que a erva fora fabricada em março, no entanto, ao retirar o adesivo da embalagem se verificava uma data de fabricação de 2016.
Após a repercussão do caso a prefeitura divulgou uma nota dando as explicações sobre o caso. Na nota além de dizer que houve uma interrupção na distribuição tão logo foi verificada a situação, a administração ainda diz que a empresa justificou que foi um erro no processo de fabricação.
A nota ainda justifica que “O erro é humano, a empresa já o reconheceu, disponibilizou-se a substituir toda a erva, o que será realizado.”
NOTA ABAIXO
Administração Municipal emite nota de esclarecimento sobre “Kit do dia da Mulher”
Durante essa semana, a Secretaria Municipal de Administração esteve empenhada para entregar os kits (cuia e erva) em homenagem ao dia das mulheres, tendo em vista que a entrega não foi possível no evento de aniversário do município, em março, por conta da pandemia do Coronavirus.
Durante a entrega de alguns kits constatou-se que a erva estava em embalagens com a data de validade vencida, sob um adesivo. Diante da notícia, foi imediatamente suspensa a entrega.
Contatada a empresa fornecedora, a mesma pediu desculpas pelo ocorrido, dizendo que houve erro no processo de fabricação, e imediatamente se comprometeu a substituir os produtos, com qualidade e a quantidade (250 gramas), tal como previsto por ocasião da contratação.
O objetivo do município foi homenagear as mulheres do nosso município, naquilo que já é um programa social das mulheres, visto que realizado todos os anos, com autorização em lei, valorizando e melhorando a autoestima da mulher barra-guaritense, mas, jamais se desejou que o produto pudesse apresentar algum defeito.
O erro é humano, a empresa já o reconheceu, disponibilizou-se a substituir toda a erva, o que será realizado. Da mesma forma, a equipe de servidores públicos municipais está sendo orientada para que reforcem a verificação dos produtos e serviços recebidos.
O governo municipal, formado por seres humanos, também sujeitos a erros, continuará firme buscando melhorar a vida das nossas pessoas.
Jorna Província