Um homem de 81 anos foi internado em um hospital de Ijuí no dia 26/05 com sintomas de falta de ar, mas sem febre, pressão 13/8 e caminhando sem dificuldades. Por volta das 03:30 do dia 27/05, seus familiares foram chamados ao referido hospital para informar que o idoso havia falecido por parada cardíaca. Porém, um médico informou a um dos filhos que “a morte poderia ter ocorrido por Covid-19”.
Assustados com a informação, a família buscou mais informações junto ao hospital e uma confirmação se a morte teria sido ocasionada pelo Covid-19, mas a resposta recebida é de que não são realizados testes de Coronavírus em falecidos.
O corpo do homem foi lacrado em uma embalagem específica para risco biológico, e nem mesmo os funcionários da funerária tiveram contato. Seu caixão lacrado foi enterrado no cemitério municipal, sem a oportunidade de velório, despedidas por parte dos familiares, ou encomendação do corpo, fato que deixou a sua família revoltada. Em seu atestado de óbito constou como motivo Insuficiência Respiratória Aguda.
Nomes foram omitidos para preservar a privacidade da família e por receio de ter alguma dificuldade futuramente com a casa de saúde.
Rádio Progresso de Ijuí