Denúncia
Foto: Divulgação

Uma operação do Departamento de Defesa Agropecuária do Estado (DDA) vistoriou duas propriedades suspeitas da prática clandestina de abate de suínos para a produção de embutidos, em Tenente Portela. O trabalho do órgão pertencente a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural contou com a participação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Fiscalização Sanitária e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

A ação realizada nesta sexta-feira, 26, foi originada por denúncias que davam conta de que nestes locais estaria ocorrendo a produção de salames. Os produtos inclusive, conforme as denúncias, estariam sendo repassados para estabelecimentos comerciais de Tenente Portela. Ocorre que as instalações não eram habilitadas para esta atividade e as condições seriam totalmente inapropriadas para o processamento de embutidos.

Nas vistorias não houve flagrante, no entanto, foram encontrados vestígios da prática denunciada. O responsável por uma das propriedades terá de comparecer na Inspetoria Veterinária para prestar esclarecimentos a respeito da inconsistência entre o saldo de animais encontrado no local e o que consta na Sistema de Defesa Agropecuária. O caso poderá acarretar em infrações, inclusive com a aplicação de multa.

Esta operação integra os esforços das autoridades sanitárias em combater a produção e comercialização clandestina de alimentos. Recentemente alguns estabelecimentos comerciais foram alvo de inspeções o que resultou no recolhimento de uma quantidade expressiva de produtos considerados impróprios para o consumo. Conforme o DDA, este tipo de ação deverá seguir ocorrendo.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/I0eYhWj4T4B2SDRwvjXv3o

Inspetoria Veterinária