Dicas
Foto: Reprodução

É quase impossível navegar o WhatsApp de forma anônima – ou seja, não existe um modo invisível para o serviço como ocorria em serviços como o MSN. Assim, para a maioria das pessoas, ao ficar online, por exemplo, todos os seus contatos poderão ver que você está utilizando o aplicativo – algo que, muitas vezes, é indesejável.

No entanto, existem diversas formas de tornar o uso do WhatsApp mais discreto, sobretudo se o seu intuito for fugir de golpistas e spam. Para isso, basta acessar as configurações do app, disponíveis na tela de início do aplicativo.

No iPhone, é só clicar na seção Configurações, na parte inferior à direita na tela. Já no Android, é preciso selecionar os três pontos no canto superior direito, e, então, optar por Configurações.

Depois disso, escolha Privacidade, onde você encontrará algumas opções.

Em Visto por último e online, você pode escolher quem poderá ver o seu “visto por último” e quando você estiver online na plataforma. As opções são “todos”, “meus contatos”, “ninguém” e “meus contatos exceto”, onde se opta por pessoas específicas que não poderão ter acesso a essas informações.

Já em Foto de perfil, é possível filtrar os usuários que poderão ver a foto escolhida para te representar no aplicativo. As alternativas são as mesmas das anteriores.

Você ainda pode escolher quem pode te adicionar a grupos, quem pode ver o seu recado escolhido e quem pode visualizar as suas atualizações de status. Também dá para desativar as confirmações de leitura, que permitem que o outro saiba se você abriu a conversa para ler a última mensagem enviada por ele. No entanto, se você desligar essa função, também não poderá ter acesso a confirmações de leitura por parte dos outros.

É possível também escolher o intervalo de tempo que uma mensagem enviada durará antes de ser excluída. As opções são de 24 horas, sete dias ou 90 dias. Para isso, clique em Duração padrão no menu de privacidade e selecione a duração desejada.

Por fim, na seção Configurações avançadas, você pode escolher proteger seu endereço IP durante as ligações, o que terá como consequência uma possível perda de qualidade da ligação, e desativar a pré-visualização de links, o que evitará que sites de terceiros descubram o seu endereço IP. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/GD1P1RTEpXKIWUSRQLhdsM

O Sul