A massa de ar quente vinda da Argentina deu início a uma onda de calor em todo o RS.
Nesta segunda-feira (12), a máxima deve chegar a 33ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No RS, o município de Quaraí, na fronteira com a Argentina, registrou 39,5ºC no domingo (11), a temperatura mais alta do estado.
Segundo o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, as temperaturas altas têm seus dias contados: a perspectiva climática aponta para a entrada de uma frente fria sobre a massa de ar quente e úmida que atua sobre o RS já na terça-feira (13). Ainda assim, quando estão ativas, as ondas de calor podem trazer prejuízos desde à população até culturas de verão.
— Essa é uma onda de calor bastante forte. Felizmente, ondas de calor não duram para sempre; elas têm um período de cinco a oito dias e acabam com a entrada de frentes frias, principalmente aqui no sul do Brasil, quando tendem a encerrar o seu ciclo — explicou Cunha.
Conforme o agrometeorologista, é possível que o calor ocasione resultados negativos nas lavouras, em especial de soja. No entanto, ainda não há uma estimativa de prejuízos que possam ter sido causados pelas altas temperaturas. O principal impacto na agricultura, segundo ele, deve ser sobre a elevação do consumo de água das plantas que estão no campo.
Assim como nas lavouras, a hidratação é essencial às pessoas que encaram o calor escaldante. De acordo com a médica nefrologista Natália Bassani Schuch, beber água e usar protetor solar ajudam a enfrentar os dias mais quentes.
— Mantenha uma hidratação adequada, com bastante consumo de água, mas evite principalmente refrigerantes, sucos de caixinha, sucos de pó, que são alimentos que têm grande quantidade de conservantes — orienta.
Nas ruas, há quem se beneficie das altas temperaturas. É o caso de Ueslei de Alves, que trabalha em uma sorveteria no centro de Passo Fundo. Segundo ele, as vendas de sorvetes e bebidas aumentaram em fevereiro por causa dos dias mais quentes.
— Com esse calorzinho dispara a nossa venda — comemorou.
Como se cuidar no calorão
Com o clima escaldante, alguns cuidados são necessários para evitar problemas de saúde. Conheça alguns deles:
- evitar a exposição solar entre às 10h e 16h
- usar protetor solar
- manter-se hidratado
- preferir chapéus e óculos escuros
- usar roupas claras e leves, que ajudam a reduzir a sensação de calor.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/FgbjSTIljFc3kF3Od5lWfx
Gaúcha ZH