Dicas
Foto: Reprodução

Conhecido por suas aparições na televisão, o biomédico Roberto Figueiredo, o famoso Dr. Bactéria, ganhou popularidade por ensinar de forma simples como manter a casa sempre higienizada.

Em diversas entrevistas o profissional listou uma série de erros que quase todo mundo comete na cozinha e que devem ser evitados em nome da saúde. Confira alguns dos mais comuns e por que você deve abandonar os hábitos ultrapassados:

Erros de higiene que fazemos na cozinha

1. O hábito de lavar o arroz antes do preparo é antigo, mas considerado equivocado pelo Dr. Bactéria. Segundo o biomédico, eliminar a “água branca”, que nada mais é do que o amido do alimento, faz com que ele perca 75% de sua propriedade nutricional.

2. Lavar a carne em água corrente é outro erro que deve ser evitado. O processo não elimina bactérias e até aumenta as chances de contaminação. O especialista afirma que não há necessidade alguma em “limpar” o alimento. Também não há necessidade de lavar o frango antes de preparar.

3. Você também usa pregadores de roupa para fechar pacotes de bolachas e salgadinhos? O hábito é prejudicial porque o objeto, que normalmente fica na lavanderia, pode contaminar o alimento quando entra em contado com suas mãos.

4. Outro equívoco comum é armazenar o ovo na porta da geladeira. A região é a menos gelada e não oferece a refrigeração necessária para a manutenção adequada do alimento.

5. Exagerar na quantidade de detergente na hora de lavar a louça. O produto nunca dever ser aplicado na esponja, mas sim em uma bacia de água que deve ficar na pia enquanto você faz a higienização. O ideal é adicionar 8 gotas de detergente para cada litro de água.

6. Guardar o vinagre sob a pia é outro erro que muitas pessoas comentem. Segundo o Dr. Bactéria, o alimento, depois de aberto, deve ser mantido sob refrigeração, na geladeira, preferencialmente na porta.

7. A lixeira pequena que fica na pia da cozinha também deve ser abandonada. O profissional explica que o lixo deve estar sempre no chão e ser trocado diariamente.

8. O biomédico também recomenda que a tábua de carne feita de madeira que você possui na cozinha seja aposentada. O objeto favorece a contaminação dos alimentos e deve ser substituído por uma de vidro, preferencialmente.

9. É comum no dia a dia colocar para secar, na pia ou no fogão, o pano de louça úmido. O que você não sabe, no entanto, é que este pedaço de pano pode abrigar até 1 milhão de bactérias a mais que um vaso sanitário de banheiro público. Melhor dispensá-lo.

Vix.Com