Foto: Divulgação
Enquanto 2021 vem se mostrando ainda pior para as montadoras de automóveis nacionais do que o ano passado, os lançamentos permanecem ocorrendo por aqui. Apenas neste ano, dois lançamentos de peso chegaram: Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Ambos miram o Jeep Compass, líder de vendas no segmento de SUVs médios.
A estratégia de grande parte das empresas em nosso mercado vem sendo de apostar cada vez mais em utilitários esportivos. Com eles, a rentabilidade por unidade vendida é maior e serve como um alívio em tempos que as linhas de montagem precisam parar e há escassez de componentes e matérias primas, o que diminui o ritmo de produção.
Mais do que SUVs e modelos inéditos, alguns modelos já à venda por aqui também devem mudar em 2021. Mesmo que a produção esteja baixa, a demanda permanece aquecida e as montadoras continuam investindo na renovação de seus catálogos para se manterem competitivas. Por conta disso, separamos 5 novidades que serão repaginadas por aqui ainda neste ano. Se você tem interesse em um destes modelos hoje, talvez valha a pena esperar.
O atual líder do segmento dos SUVs médios e segundo utilitário esportivo mais vendido do Brasil, o novo Jeep Compass 2022 chegará em breve às lojas brasileiras. A marca já detalhou algumas das mudanças para o modelo, dando início a um processo de pré-venda da série especial de 80 anos da marca.
Serão 1.000 unidades disponibilizadas, cada uma custando R$ 162.990. Porém, ainda não foram revelados todos os preços e versões para o Compass 2022. O que se sabe, porém, é que o modelo estreará o novo motor 1.3 turbo flex, capaz de entregar até 185 cv de potência, o colocando à frente dos principais rivais em termos de desempenho, mesmo na comparação com os mais recentes.
Para a linha 2022, o Jeep Compass seguirá a atualização visual vista para o modelo na Europa. Ele trará pequenas atualizações no visual, mas as grandes mudanças estarão por dentro, com uma cabine mais refinada, tela da central multimídia maior e novo volante similar ao usado nos modelos de luxo da marca no mercado norte-americano.
Um nível acima do Compass, já oferecendo 7 lugares, o Volkswagen Tiguan Allspace também deve ser renovado ainda em 2021. Vale lembrar que, na Europa, o modelo é oferecido com uma carroceria mais curta e de apenas 5 lugares. Por lá, o carro já mudou. Para cá, espera-se que o carro importado do México tenha um visual similar.
Entre as mudanças estéticas, o carro deve ganhar faróis mais afilados e um novo conjunto de grade e para-choque na dianteira, alinhando-se ao restante da linha da VW no Velho Continente. O novo Tiguan Allspace também deve passar a adotar a nova logomarca da empresa, que estreou por aqui com o VW Nivus. Em termos de motorização, ele permanecerá sendo oferecido apenas com um motor 2.0 turbo para evitar a concorrência direta com o VW Taos lançado recentemente.
Um dos carros mais baratos do Brasil também deve mudar em 2021. O subcompacto da Renault foi lançado por aqui em 2017 e sua primeira reestilização deve ocorrer até o final do ano. Visualmente, ele seguirá o Kwid do mercado indiano, onde foi projetado originalmente. Por lá, o modelo conseguiu incorporar linhas mais modernas.
O novo Renault Kwid nacional, então, deverá adotar uma nova dianteira, onde o para-choque frontal mais robusto passa a incorporar os blocos dos faróis. Acima, próximas ao capô, ficarão as luzes diurnas de LED e os piscas. Na traseira, as lanternas devem contar apenas com um pequeno redesenho interno. Na Índia, o hatch já conta com um painel de instrumentos digital. O que não se sabe é se a Renault manterá o atual motor 1.0 de apenas 70 cv do Kwid ou se apostará na adaptação do 1.0 do Sandero, que deriva do mesmo projeto, mas é mais potente e eficiente.
Outra novidade que os indianos receberam antes de nós é o Hyundai Creta reestilizado. Previsto para estrear no Brasil ainda em 2021, seria a primeira grande mudança no SUV da marca, que é feito em Piracicaba (SP), desde 2016. Mesmo na Índia, o novo visual se mostrou polêmico para o público, mas não deve chegar muito diferente por aqui.
Com a reestilização, a Hyundai apostou em um tema de linhas divididas, o que fica evidente na dianteira, onde os blocos dos faróis ficaram mais baixos e instalados no para-choque. A mesma solução foi adotada na traseira, onde a tampa do porta-malas ainda ganhou uma faixa vermelha interligando as lanternas. O novo Creta já foi até flagrado em testes no Brasil, indicando que seu lançamento estaria próximo.
Na parte mecânica, a linha 2022 do SUV da Hyundai deve ser mais uma a adotar uma mecânica 1.0 turbinada, a mesma encontrada no hatch da empresa, o HB20. No entanto, os atuais motores aspirados e flex, 1.6 e 2.0, devem permanecer na linha. O novo propulsor seria apenas uma adição ao catálogo do carro, que ainda continuaria oferecendo câmbio manual de seis marchas nas versões de entrada ou automático com o mesmo número de relações nas mais caras.
Falando em carros que finalmente passarão a contar com motores turbinados, o Renault Captur deve entrar nessa lista até o final de 2021. Será o primeiro veículo da empresa no Brasil a contar com propulsor 1.3 turbo que foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e já pode ser encontrado por aqui nos carros de entrada da marca alemã.
As alterações visuais do novo Renault Captur, porém, devem ser mais tímidas. Entre as mudanças estarão o conjunto de faróis, para-choques, grade e opções de rodas de liga-leve. O resultado final deve ser similar ao visto na Rússia, onde o SUV já mudou, mas, curiosamente, é chamado de Kaptur, com K mesmo.
CNN Brasil
Aprenda como cultivar coentro em casa e colher em apenas 30 dias com 5 dicas…
Um menino de seis anos morreu após ser atingido por uma máquina agrícola em Floriano…
Os Bombeiros seguem nas buscas por um homem de 59 anos que caiu nas águas…
Um crime brutal ocorrido no início da tarde de segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, abalou…
Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida na madrugada desta segunda-feira,…
Uma mulher de 26 anos, identificada como Talia da Costa Pereira, foi morta por disparos…
This website uses cookies.