O Município de Esperança do Sul, assim como muitos municípios brasileiros, realizou no ano de 2021, a adesão ao programa federal “Programa Saúde na Escola”, o qual prevê políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira, com o objetivo de promover saúde e educação integral.
Dentre as inúmeras ações previstas pelo PSE, o município irá desenvolver atividades de prevenção da transmissão do COVID-19 no ambiente escolar, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção das práticas corporais e atividade física nas escolas, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil e o Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DSTs/AIDS.
Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Educação, está discutindo a melhor forma de desenvolver tais ações e a forma que irá realiza várias ações, buscando a saúde integral de seus educandos.
Uma das ações que o município irá trabalhar nos próximos dias, serão os direitos sexuais e reprodutivos, onde uma palestra com a enfermeira e o médico da SMS será desenvolvida com as meninas alunas acima de 11 anos de idade, abordando temas como a puberdade, as mudanças no corpo geradas pela chegada da adolescência.
Completando a atividade educativa desenvolvida com a palestra, será disponibilizado à todas essas meninas um kit de higiene, buscando “normalizar” a chegada da puberdade, desmistificando preconceitos e mitos desse período tão importante na vida dos adolescentes.
Nicolini/Imprensa