Identificar boas oportunidades de negócios para o desenvolvimento econômico da região e a promoção turística entre o Brasil e a Argentina, com foco nas cidades da fronteira entre os dois países.
Com esses objetivos em pauta, no encontro realizado no Alfacoworking Office, em Foz do Iguaçu, na segunda feira (20), foi apresentada a proposta de criação da Câmara Empresarial de Serviços da Fronteira Brasil Argentina, a partir de uma iniciativa do Embaixador Argentino no Brasil e o Consulado Argentino em Foz do Iguaçu.
Tal iniciativa, foi exposta durante reunião, reunindo autoridades civis e militares de fronteira dos dois países. Destaque para as presenças do Cônsul Argentino em foz do Iguaçu, Ministro D. Roberto Ramón Lafforgue, do Ministério da Industria de Missiones, Leonardo Acosta, do Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) Faisal Mahmoud Ismail, do Diretor de Assuntos Internacional da Secretaria de Turismo, Industria, Comércio e Projetos Estratégicos, Jihad Abu Ali, do Auxiliar Consular da Argentina em Uruguaiana, Dr. Walter Omar Espindola, da Secretaria M. de Turismo de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, entres outras. Também esteve no encontro o deputado nacional Oscar Alberto Macias, atual presidente da Comissão Argentina de Pequenas e Médias Empresas.
Da região celeiro, estiveram presentes o Prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel o Secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luiz Carlos Sandri e o Vice-Prefeito de Humaitá Delcio Seibel. Também estiveram representados os Municípios de Dos de Mayo e El Soberbio, com uma comitiva liderada pelo Diretor de Turismo Victor Motta.
Durante o ato foi apresentado um relato das vantagens que a Câmara pode oportunizar para as regiões, principalmente os três estados brasileiros, RS, Paraná e Santa Catarina. O Comércio fronteiriço, a economia, o turismo, a burocracia, os incentivos para instalações de industrias Brasileiras na Argentina e vice-versa, são temas a serem debatidos.
O prefeito Alceu Diel, se pronunciou favorável a constituição da Câmara Empresarial, lembrou do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Administração Municipal no sentido de promover a integração ente os dois países. Representando também a Amuceleiro e a Rota Yucumã, a comitiva aproveitou a oportunidade para cobrar das autoridades, principalmente no que diz respeito ao alfandegamento e a abertura aos domingos do passo fronteiriço, entre El Soberbio e Porto Soberbo. Enalteceram a importância para a região destas reivindicações, pois deverá dar novo incremento ao turismo, principalmente nas visitações ao Salto Yucumã e o Moconá.
Já o Consulado Argentino se manifestou favorável a abertura do Porto aos Domingos, e que estarão acompanhando tal pleito junto aos órgãos competentes em Buenos Aires.
Ao final do encontro, foi definido que se necessário novas reuniões serão realizadas com empresários, industrias, entidades, cooperativas, clubes de serviço e poder público, a fim de motivá-los a participar da futura Câmara que por final, deverá ser convocada uma assembleia geral constitutiva da Câmara, com apresentação da minuta do estatuto social da entidade.
Aproveitando a oportunidade, os representantes dos municípios de Tiradentes do Sul e Humaitá, solicitaram junto a Delegacia da Receita Federal a doação de equipamentos e veículos apreendidos pelo órgão.