Diversos
Foto: Prefeitura de Tiradentes do Sul / Divulgação

Na última sexta-feira (26), o Governo do Estado apresentou uma nova rodada de atualização do Modelo de Distanciamento Controlado, alterou a cor da bandeira da regional de Palmeira das Missões, de laranja para vermelha (o que significa um maior grau de restrições em atividades econômicas e sociais, devido a um agravamento no número de casos de Covid-19, inclusive hospitalizações), o que fez o município de Tiradentes do Sul a apresentar recurso, que possa reverter essa decisão,  pois de acordo com decreto 55.322,  permite que municípios sob bandeira vermelha sem registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de algum morador nos últimos 14 dias e que mantenham rigorosamente atualizados os registros nos sistemas oficiais poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

No mapa preliminar da oitava semana, de um total de 301 municípios abrangidos pela bandeira vermelha, 186 poderão adotar protocolos previsto na classificação laranja. Da nossa região, Três Passos e Tiradentes do Sul não se encaixam, neste momento, porque apresentaram ocorrência de óbitos e/ou internações nos últimos 14 dias.

O Município de Tiradentes do Sul apresentou recurso, pois a única internação nos últimos 14 dias, por Covid-19 deu-se por um equívoco no lançamento, pois tratava de paciente que na data da sua nova internação (18/06), já se encontrava recuperada da Covid-19, pois já havia transcorrido o tempo estimado para alta dela em relação ao Coronavírus, de acordo com protocolos e nota informativa do COE.

A Amuceleiro também apresentou recurso da mudança de bandeira laranja para vermelha e assim como o recurso de Tiradentes do Sul, serão analisados pelo comitê estadual nesta segunda-feira, para que haja a divulgação final da cor da bandeira. As restrições, efetivamente passam a valer a partir de terça-feira, dia 30 de junho, por um período mínimo de sete dias, portanto, até 6 de julho.

.Mudança da bandeira laranja para a bandeira vermelha, é baseada em dados técnicos de forma geral e Tiradentes do Sul não pode ser penalizada com as restrições a diversas atividades econômicas no município, pois temos no momento 13 casos confirmados e nenhuma internação por Covid-19, afirmou o Prefeito Alceu Diel.

A bandeira vermelha determina um maior grau de restrição para o funcionamento de diversos setores. Por exemplo: o comércio de rua e em centros comerciais, é suspenso, e os estabelecimentos devem ficar fechados. O mesmo ocorre para o comércio de veículos.

Somente poderão operar estabelecimentos que comercializem itens essenciais, como medicamentos, produtos de higiene pessoal, alimentação e transporte. Mesmo assim, farmácias, supermercados e postos de gasolina têm operação reduzida a 50% dos trabalhadores.

Serviços de manutenção e reparação de veículos automotores passam a operar com apenas 25% dos trabalhadores.

Comércio atacadista de itens não essenciais deixa de atender na modalidade presencial. O teto de operação é reduzido a 25% dos trabalhadores, com atendimento exclusivo via tele-entrega, pegue e leve ou drive-thru.

As agropecuárias e lojas de material de construção, poderão funcionar com restrições.

A prestação de serviços também terá mais restrições, dependendo de cada setor.

Assessoria de Comunicação