Diversos
Foto: Divulgação

COVID-19 é uma doença viral ocasionada pelo vírus SARS-COVID2.

Os sintomas comuns são: febre, tosse seca, cansaço. Em alguns casos também podem apresentar: dores e desconforto, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato e erupções cutâneas na pele e descoloração dos dedos das mãos e pés.

Em casos graves pode apresentar dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e perda da fala ou movimento.

O atendimento dos pacientes que apresentem qualquer dos sintomas é realizado na unidade de saúde da sede que está atendendo com horário estendido, das 07h00 da manhã até as 17h00 da tarde sem fechar ao meio-dia, preferencialmente fazendo o 1º contato por telefone ou WhatsApp pelo número (55) 99732 8042 e será orientado pelos profissionais de saúde.

O atendimento no posto de saúde é exclusivo para atendimento prioritário não realizando atendimentos eletivos para evitar aglomerações dentro da unidade de saúde.

Segundo a Secretária Municipal da Saúde Vanessa Juchum,  até o momento (12/06) temos nove (9) casos confirmados, sendo a maioria residentes no distrito de Alto Uruguai, e em função deste surto, houve a abertura do posto de saúde da localidade, onde vem sendo realizado o acompanhamento e triagem apenas dos casos que apresentem sintoma suspeitos para Covid-19, como  síndrome gripal ou respiratória, além do empenho de toda equipe, principalmente no acompanhamento dos casos de pacientes positivos e o mapeamento dos contatos.

O teste rápido está disponível na rede pública e é realizado com solicitação de um profissional de saúde após o 10º dia de aparecimento dos sintomas, conforme nota informativa nº10 do Centro de Operações de Emergências (COE)/SES-RS.

No caso de confirmação de contaminação pelo COVID o paciente será orientado a realizar o isolamento domiciliar, assinando um termo de compromisso, sendo acompanhado pela equipe médica durante o expediente do posto de saúde  por meio de contato telefônico e/ou presencial, de segunda a sexta-feira, no horário das 07h00 às 17h00.

O isolamento domiciliar é OBRIGATÓRIO para paciente contaminado e para seus contatos diretos, sendo que o descumprimento dessa medida é crime passível de prisão.

Se o paciente tiver seu quadro de saúde piorado fora do horário de atendimento, é orientado a entrar em contato pelo telefone do plantão (55) 99653 6675, ou pelo Whats App:  (55)3617-3236, aos finais de semana, feriados e à noite, ou procurar atendimento no Hospital de Caridade de Três Passos que é referência para o município no tratamento de COVID.

Os cuidados para pacientes infectados com o novo Coronavírus são isolamento domiciliar e acompanhamento. Só há indicação de internação hospitalar em casos graves da doença. Até o momento não há tratamento com comprovação científica para esta doença e também não existe vacina.

A prevenção é a melhor opção e seguir os protocolos indicados pela portaria nº 188 do Ministério da Saúde de 04 de fevereiro de 2020 é imprescindível para o controle desta pandemia, portanto:

-Evite receber visitas, principalmente de outros municípios e nem mesmo de seu vizinho para tomar chimarrão pois esta é uma forma de transmissão da doença;

-Não viaje;

-Ao sair de casa sempre use máscara;

-Não esqueça: se precisar realizar alguma compra procure o comércio do nosso município, realize suas compras preferencialmente na localidade onde mora, valorize o comércio local;

-Quando sair faça tudo que precisa na rua: banco, lotérica, mercado, posto de saúde evitando ter que sair todos os dias.

Lembramos que o melhor lugar de superar essa pandemia é em casa.

Cabe esclarecer também que a destinação de recursos para o combate ao Coronavírus, não tem NENHUMA RELAÇÃO COM A QUANTIDADE DE ÓBITOS E CASOS POSITIVOS DA DOENÇA, sendo que o principal critério é o número de Habitantes do município.

Os Recursos que estão sendo repassados pelo Governo Federal, em sua grande maioria serão para reposição das perdas do município em relação aos impostos que deixarão de serem recolhidos, sendo que até o momento já houve uma redução significativa.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a toda população Tiradentense que siga as recomendações de distanciamento social, higiene das mãos com água e sabão, o uso do álcool gel e principalmente o uso de máscaras.

É de CASA e JUNTOS que vamos vencer essa epidemia!

Prefeitura Municipal