Política
Foto: Reprodução

Domingo, 15 de novembro, será o dia de comparecer às seções eleitorais para votar para prefeito, vice-prefeito e vereador.

A votação será realizada das 07 às 17 horas. Das 07h às 10h, haverá o espaço preferencial para pessoas com mais de 60 anos de idade, ou seja, do grupo de risco. Nada impede que os demais possam votar no horário.

Para evitar o contágio, se orienta ao eleitor para que compareça usando máscara de proteção e, se possível, leve sua própria caneta. Por conta do coronavírus, não haverá biometria. No local de votação, mantenha distância de ao menos um metro de outra pessoa.

Se possível, não leve crianças ao local de votação e nem deixe para a última hora. Limpe as mãos com álcool-gel antes e depois de votar. Não se alimente ou beba no local de votação para não retirar a máscara.

A Justiça também recomenda ao eleitor que só permaneça no local de votação o tempo suficiente para votar. Se você tiver febre no dia ou se tiver tido Covid-19 nos 14 dias antes do pleito, a recomendação é ficar em casa.

Para votar é preciso apresentar documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, de motorista e podem ser apresentados no dia da votação. Certidão de nascimento e de casamento não são válidos. Não é necessário apresentar o título de eleitor para votar, mas é importante, porém, levá-lo para que a pessoa possa conferir qual sua zona eleitoral.

Os eleitores têm a opção da versão digital do título de eleitor, por meio do e-Título, um aplicativo gratuito para celular. A partir deste ano, a ferramenta também conta com a funcionalidade de justificativa do voto, além de indicar o local de votação do eleitor.

Rádio Planalto