Fenômeno
Foto: Agencia RBS

O eclipse lunar total previsto para este domingo (15) deve ser de difícil visualização na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, isso ocorrerá devido à nebulosidade causada por uma frente fria que chega ao Estado neste fim de semana.

Como exceção, cidades da Fronteira Oeste do RS devem registrar poucas nuvens no momento do fenômeno, o que permitirá a visualização. Localidades na Campanha, no Centro, nas Missões e na Fronteira Noroeste do Estado também terão nuvens, mas se espera alguma brecha para se acompanhar o eclipse lunar.

Divulgação de foto inédita de buraco negro da Via Láctea estimula novos estudos; entenda a importânciaDivulgação de foto inédita de buraco negro da Via Láctea estimula novos estudos; entenda a importância

Nas outras regiões, segundo a Climatempo, a chance de visualização é muito baixa. O eclipse terá início às 23h27min de domingo, e o fim está previsto para as 3h50min de segunda-feira (16). O ápice correrá por volta de 1h11min, quando a Lua apresentará tonalidade vermelha, fenômeno conhecido como Lua de Sangue.

Outras regiões do Brasil

O Brasil está em uma posição privilegiada para acompanhar o eclipse lunar, mas a visibilidade do evento será prejudicada ou mesmo inviabilizada em muitas áreas do país por causa da nebulosidade. Conforme a Climatempo, nuvens que se formam com a grande disponibilidade de calor e de umidade se espalham pelo Norte e Nordeste do país. E a frente fria que chega ao Rio Grande do Sul e a outros Estados da Região Sul estará presente também no Sudeste do Brasil. Espera-se que os melhores pontos para observar o fenômeno estejam do Centro do país.

O que é o fenômeno?

O eclipse lunar total ocorrerá porque o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados nesta ordem. Desse modo, o planeta Terra estará entre o Sol e a Lua cheia. Assim, o satélite ficará às escuras, sem o brilho comum da fase cheia, pois a sombra da Terra será projetada sobre a Lua. Ou seja: é a sombra da Terra que tira o brilho da Lua cheia. É possível acompanhar todo o evento a olho nu.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/HZcQ9vXiMIN1GC4kHcXcvC

Gaúcha ZH