Tempo
Foto: MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

Duas novas massas de ar frio vão alcançar o Sul do Brasil em sequência nos próximos dez dias, mantendo a temperatura baixa ou amena que se registrou durante a primeira semana deste mês e encaminhando maio para terminar com temperatura abaixo da média histórica em diversas cidades do Sul do Brasil.

REFORÇO DE AR FRIO MANTERÁ A TEMPERATURA AMENA

Um reforço de ar frio é esperado nesta semana no Rio Grande do Sul, o que vai manter os dias dos gaúchos bastante amenos e com temperatura agradável durante a tarde. Esta incursão de ar frio é bastante fraca e terá como efeito muito mais a manutenção das marcas amenas do que trazer temperatura muito baixa. Projeção de anomalia de temperatura a 1.500 metros de altitude do modelo meteorológico europeu (ECMWF) para a tarde de quarta-feira (11) O reforço de ar frio ingressa no Sul e no Oeste gaúcho já nesta segunda-feira e deve cobrir o território gaúcho na quarta, o que fará com que a madrugada da quinta seja mais fria em um maior número de cidades. O ar frio deve gerar alguma instabilidade, especialmente ente terça e quarta, mas a chuva será por demais irregular e na maioria dos lugares em que houve registro de precipitação os volumes devem ser baixos.

SEGUNDA INCURSÃO DE AR FRIO SERÁ MAIS FORTE

A segunda massa de ar frio chega na metade deste mês e deve ser de maior intensidade. Modelo europeu em sua projeção da madrugada de hoje indica que esta nova incursão de ar frio seria de trajetória continental e atingiria não apenas o Sul do Brasil e chegaria também ao Centro-Oeste e ao Sudeste entre os dias 15 e 16 deste mês. Esta segunda massa de ar frio de momento é uma mera possibilidade estimada por projeções de computadores dos modelos numéricos e apenas os dados dos próximos dias poderão vir a confirma-la e sua intensidade, mas pelos dados de hoje traria as menores mínimas até agora no ano em muitas cidades. Na saída do modelo europeu do começo deste domingo pela primeira vez apareceu neste ano o indicativo da linha de temperatura de 0ºC em 850 hPa (a 1.500 metros de altitude e não em superfície) aparecendo na região de Porto Alegre e na maioria das cidades gaúchas. Se tais projeções se confirmarem, as mínimas na terceira semana do mês serão as mais baixas até agora no ano na esmagadora maioria dos municípios e geada deve se formar em cidades que ainda não tiveram a ocorrência do fenômeno em 2022.

MetSul | https://metsul.com/duas-massas-de-ar-frio-em-sequencia-nos-proximos-dez-dias/?fbclid=IwAR0kDBfRpNmwjLFGJgcCUYlg6LI5epEJxC-d-Aa8Iv0comZskWC7wrgO7Ek .