Geral
Foto: Arquivo/TP News

A temperatura passou dos 32ºC no domingo no Noroeste gaúcho enquanto a maioria das regiões do Rio Grande do Sul teve instabilidade com chuva, trovoadas e até granizo em alguns pontos. Efeito de uma frente semi-estacionária na Metade Sul gaúcha.

Hoje, esta frente começa a se deslocar para o Norte impulsionada por uma massa de ar frio. Trará chuva principalmente do Centro para o Norte do Estado, apesar de irregular. Ocorre que já hoje ar mais seco toma conta de grande parte do território gaúcho e o tempo melhora.

A temperatura declina com sensação de frio à noite, quando ocorrem as mínimas. A massa de ar frio, impulsionada por um ciclone em rápida intensificação no Atlântico Sul e mais distante da costa, ingressa com vento que sopra com rajadas fortes de 50 km/h a 70 km/h em média em diversas cidades, podendo ser isoladamente superiores na costa, mas sem expectativa de maiores consequências. 

Faz frio em todo o Estado no amanhecer da terça com mínimas entre 6ºC e 8ºC na Grande Porto Alegre e abaixo dos 5ºC no Sul gaúcho, com chance de geada na Campanha.

Tal como é o normal nesta época do ano, as incursões de ar frio duram muito pouco. Por isso, ainda na terça, ar mais quente começa a ingressar de novo pelo Noroeste, o que vai gerar uma frente quente com instabilidade na Metade Norte da tarde para a noite. Esta frente traz chuva, trovoadas e risco de granizo isolado na maioria das regiões na quarta.

Na quinta e na sexta, o tempo melhora com predomínio do tempo seco no Estado. E no fim de semana da data magna do Rio Grande do Sul, o 20 de setembro, nova massa de ar frio ingressa no Estado. Esta, segundo os dados, seria mais forte e com abrangência maior, podendo trazer geada em diferentes áreas no amanhecer do dia 20.

MetSul