Economia
Foto: Divulgação / JBS

Cerca de seis meses depois de ter a habilitação suspensa, a JBS, dona da marca Seara, comunicou nesta quarta-feira (20) que as unidades de Três Passos (suínos) e de Passo Fundo (frango) poderão retomar as exportações para a China. A autorização foi publicada pelas autoridades chinesas e põe fim a todas as restrições impostas em 2020 pelo  país asiático. A suspensão das compras, que afetou também afetou outras empresas, veio na esteira da confirmação de casos de covid-19 em frigoríficos brasileiros.

A JBS pondera, em comunicado, que a medida reflete o trabalho da empresa em implementar “os mais altos níveis sanitários e de qualidade”. Acrescenta ter feito investimento de R$ 2,8 bilhões em unidades de todo o mundo em medidas de proteção dos funcionários e em auxílio a locais afetados pela pandemia.

Com 25 plantas, de bovinos, suínos e frango, aptas exportar para a  China, a empresa diz ter adotado medidas complementares, como a sanitização de insumos usados na produção de alimentos e do interior de contêineres antes e depois de serem carregados, alinhando-se a práticas das autoridades sanitárias do país asiático.

Além dessas duas unidades, outras duas plantas, da BRF  e da Minuano, ambas em Lajeado, haviam sido suspensas. Em novembro, a BRF de suínos retomou os embarques.

Gaúcha ZH