Os boletos bancários ganharão novas formas de pagamento, como o Pix. O BC (Banco Central) aprovou nesta quinta-feira (12) uma resolução que moderniza o sistema tradicional, permitindo o uso de códigos QR para pagamento.
Embora a medida entre em vigor em 3 de fevereiro, os boletos já podem incluir o QR Code como opção experimental. A tecnologia facilita a transação ao permitir que o usuário conclua o pagamento instantaneamente ao apontar a câmera do celular. Isso vai eliminar a espera de dias para compensação, comum nos boletos atuais.
Além disso, o BC anunciou a criação do boleto dinâmico. A modalidade que promete mais segurança para pagamentos de dívidas vinculadas a títulos negociáveis, como a duplicata escritural, prevista na Lei 13.775/2018.
O boleto dinâmico terá associação ao título negociado e emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo Banco Central. A medida visa assegurar que os pagamentos ocorram ao legítimo credor, protegendo tanto o pagador quanto o financiador que adquiriu o título.
Segundo o BC, essa inovação trará maior eficiência e confiança para empresas, especialmente pequenas e médias.
Adaptação gradual
Os sistemas digitais necessários para suportar os boletos dinâmicos ainda estão em implementação. Por isso, a modalidade será obrigatória em até seis meses após a aprovação dos sistemas autorizados pelo BC.
“A segurança se estende tanto ao devedor, que usará o mesmo boleto para pagar sua dívida, quanto ao financiador, que terá garantias de recebimento sem trocas de instrumentos de pagamento”, destacou o BC em nota.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Agora RS