Economia
Foto: Divulgação

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,5% no trimestre encerrado em abril, conforme dados divulgados na quarta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse nível de desocupação é o menor para o período desde 2014, quando a taxa foi de 7,2%.

O resultado representa uma queda em relação aos primeiros três meses deste ano, quando a taxa de desemprego foi de 7,9%, e também comparado ao mesmo período do ano passado, que registrou 8,5%. A pesquisa Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) confirmou a redução na taxa de desocupação.

Na comparação histórica da pesquisa, coletada desde 2012, a taxa atual é a menor para o trimestre encerrado em abril em dez anos. Em 2014, o desemprego foi ligeiramente menor, atingindo 7,2%, mas desde então, essa é a menor taxa registrada.

A variação acompanha o resultado do primeiro trimestre de 2024, quando a taxa de desemprego no Brasil foi de 7,9%. Esse percentual também foi o menor nível dos últimos dez anos, indicando uma tendência de melhoria no mercado de trabalho.

Fila para emprego no Vale do Anhangabaú, São Paulo – Foto: Reprodução

A Pnad Contínua passou a ser divulgada a partir de janeiro de 2012, abrangendo todo o território nacional. A pesquisa avalia indicadores relacionados à força de trabalho, oferecendo uma visão ampla e detalhada da situação do emprego no Brasil.

Os indicadores mensais da Pnad Contínua utilizam informações dos últimos três meses consecutivos da pesquisa. Dessa forma, os dados não refletem a situação de cada mês isoladamente, mas sim o desempenho de cada trimestre móvel ao longo do ano.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/Fab5E1SQAqK0SxNiOmvzZU

DCM