Economia
Foto: Reprodução

Em um cenário com dólar em alta no Brasil e peso menos enfraquecido, a Argentina é um destino menos atrativo para turistas brasileiros em comparação com um passado recente. O poder de compra de quem recebe em reais reduziu, em uma economia dolarizada e que, mesmo com desaceleração da inflação, ainda oferece serviços e produtos com preços pressionados na esteira de consecutivas crises econômicas.

Nos últimos anos, principalmente entre 2022 e 2023, era comum ver relatos nas redes sociais de brasileiros mostrando as vantagens de visitar a Argentina em um cenário com real mais valorizado ante o peso. Neste momento, com dólar forte no Brasil e peso em recuperação, passar alguns dias no país vizinho ficou mais salgado. Por outro lado, argentinos com maior poder aquisitivo encaram o Brasil como um destino mais acessível.

O professor da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos Robson Ávila afirma que a perda de atratividade da Argentina para os turistas brasileiros neste momento responde, principalmente, a dois fatores. Além da diferença de valorização entre as moedas dos dois países ao longo do ano, o contexto econômico e inflacionário também pesa nos custos.

Mesmo desacelerando nos últimos meses, a inflação no país vizinho ainda continua na casa dos três dígitos, acumulando alta de 112% no ano até novembro e 166% na comparação anual, segundo dados do instituto de estatísticas argentino Indec.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Gaúcha ZH