Foto: Reprodução
Em um cenário com dólar em alta no Brasil e peso menos enfraquecido, a Argentina é um destino menos atrativo para turistas brasileiros em comparação com um passado recente. O poder de compra de quem recebe em reais reduziu, em uma economia dolarizada e que, mesmo com desaceleração da inflação, ainda oferece serviços e produtos com preços pressionados na esteira de consecutivas crises econômicas.
Nos últimos anos, principalmente entre 2022 e 2023, era comum ver relatos nas redes sociais de brasileiros mostrando as vantagens de visitar a Argentina em um cenário com real mais valorizado ante o peso. Neste momento, com dólar forte no Brasil e peso em recuperação, passar alguns dias no país vizinho ficou mais salgado. Por outro lado, argentinos com maior poder aquisitivo encaram o Brasil como um destino mais acessível.
O professor da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos Robson Ávila afirma que a perda de atratividade da Argentina para os turistas brasileiros neste momento responde, principalmente, a dois fatores. Além da diferença de valorização entre as moedas dos dois países ao longo do ano, o contexto econômico e inflacionário também pesa nos custos.
Mesmo desacelerando nos últimos meses, a inflação no país vizinho ainda continua na casa dos três dígitos, acumulando alta de 112% no ano até novembro e 166% na comparação anual, segundo dados do instituto de estatísticas argentino Indec.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…
This website uses cookies.