Economia
Foto: Reprodução

Você provavelmente tem coisas que quer fazer com seu dinheiro no futuro: comprar uma casa, economizar para a aposentadoria, financiar a faculdade para seus filhos, talvez até fazer uma viagem ou fazer uma reforma. Você está se perguntando se o investimento pode ajudá-lo a atingir esses objetivos ou por onde começar?

A boa notícia é que nunca é cedo ou tarde demais para começar a investir. Existem várias maneiras diferentes de colocar seu dinheiro para trabalhar, mesmo que encontrar uma estratégia de portfólio possa ser assustador.

Antes de decidir sobre seus investimentos, pergunte-se quais são seus objetivos financeiros. Em seguida, tente construir um portfólio que atinja esses objetivos, equilibrando risco com retorno e mantendo um mix diversificado de ativos.

Aqui estão os diferentes tipos de investimentos que podem ajudá-lo a alcançar a diversificação do portfólio.

Diferentes tipos de investimentos para diversificação

Investimentos em títulos

Os títulos são essencialmente empréstimos que você faz a uma empresa ou governo – federal ou local – por um período fixo de tempo. Em troca de emprestar dinheiro a eles, eles prometem reembolsá-lo no futuro e pagar juros nesse meio tempo.

Quando se trata de títulos versus ações, os primeiros geralmente são apoiados pela plena fé e crédito do governo ou de grandes empresas. Por causa disso, eles geralmente são considerados de menor risco do que as ações.

No entanto, o risco varia e os títulos são classificados por sua qualidade e credibilidade. Como o governo dos EUA tem menos probabilidade de falir do que uma empresa individual, os títulos do Tesouro são considerados alguns dos investimentos menos arriscados. No entanto, eles também tendem a ter retornos mais baixos.

Investimentos em ações

Quando você pensa em investir, provavelmente pensa no mercado de ações. Uma ação dá a um investidor a propriedade fracionária de uma empresa pública em unidades conhecidas como ações.

Apenas as empresas públicas negociam na bolsa de valores; empresas privadas são de propriedade privada. Às vezes, eles ainda podem ser investidos, embora o processo nem sempre seja tão fácil e aberto a tantos investidores.

Uma ação ganha dinheiro de duas maneiras: pode pagar dividendos se a empresa decidir pagar parte de seus lucros aos acionistas, ou um investidor pode vender a ação por mais do que comprou.

Alguns investidores estão procurando fluxos de renda constantes e, portanto, escolhem ações por causa de seus pagamentos de dividendos. Outros podem olhar para ações de valor ou crescimento, empresas que estão negociando abaixo de seu valor real ou aquelas que estão experimentando ganhos de receita ou lucro em um ritmo mais rápido.

Fundos mútuos

Um fundo mútuo é um investimento administrado por um profissional. Os fundos normalmente se concentram em uma classe de ativos, indústria ou região, e os investidores pagam taxas ao gestor do fundo para escolher investimentos e comprá-los e vendê-los a preços favoráveis.

ETF

Os fundos negociados em bolsa (ETFs) podem parecer semelhantes a um fundo mútuo, mas a principal diferença é que os ETFs podem ser negociados em bolsa de valores, dando aos investidores a flexibilidade de comprar e vender ao longo do dia. Eles também vêm em uma variedade de combinações de ativos.

Anuidades

Uma anuidade é um contrato de seguro que um indivíduo paga antecipadamente e, por sua vez, recebe pagamentos definidos posteriormente, normalmente durante a aposentadoria.

Existem anuidades fixas, que garantem um pagamento definido, e anuidades variáveis, que colocam os pagamentos das pessoas em opções de investimento e pagam no futuro em intervalos definidos.

Derivativos

Existem vários tipos de derivativos, mas dois populares são futuros e opções. Contratos futuros são acordos para comprar ou vender algo (um título ou uma mercadoria) a um preço fixo no futuro.

Enquanto isso, na negociação de opções, os compradores têm o direito, mas não a obrigação, de comprar um ativo a um preço definido em uma data posterior.

Especialmente a negociação de opções binárias é um método de negociação frequentemente preferido por traders avançados recentemente. Uma opção binária é um tipo de contrato de opções em que o pagamento depende inteiramente do resultado de uma proposição sim/não e normalmente se relaciona se o preço de um determinado ativo aumentará ou cairá abaixo de um valor especificado. Uma vez que a opção é adquirida, não há mais decisão para o titular tomar em relação ao exercício da opção binária porque as opções binárias são exercidas automaticamente. Ao contrário de outros tipos de opções, uma opção binária não dá ao titular o direito de comprar ou vender o ativo especificado.

Se você considerar negociar em opções binárias, deve começar encontrando um corretor confiável. Existem muitos corretores fraudulentos na internet, portanto, se você estiver procurando por um corretor confiável, verifique esta lista para ver os principais corretores de opções binárias. Esta lista irá ajudá-lo a encontrar um corretor confiável para si mesmo.

Investimentos alternativos

Embora ações e títulos sejam os ativos mais tradicionais para investir, existem outros tipos de investimentos conhecidos na ampla categoria de “alternativas”. Estes não estão necessariamente vinculados ao mercado de ações ou títulos, portanto, podem fornecer algum potencial de diversificação.

Imobiliária

Possuir imóveis, seja diretamente ou como parte de um fundo de investimento imobiliário (REIT) ou sociedades limitadas, oferece a você um ativo tangível que pode aumentar de valor ao longo do tempo.

Se você investir em imóveis fora de sua própria casa, os pagamentos de aluguel podem ser uma fonte regular de renda. No entanto, o setor imobiliário também pode ser arriscado e trabalhoso.

Companhias privadas

Apenas empresas públicas vendem ações, no entanto, empresas privadas também procuram investimentos às vezes – geralmente na forma de rodadas privadas de financiamento direto. Se a empresa em que você investe acabar aumentando de valor, isso pode compensar, mas também pode ser arriscado.

Criptomoeda

Uma criptomoeda é um tipo de moeda digital que usa técnicas de criptografia e codificação para segurança. Essas moedas são independentes e separadas das moedas fiduciárias, como o dólar americano ou o euro, que são exemplos de dinheiro emitido por um governo ou banco central.

Existem várias criptomoedas diferentes por aí: Bitcoin foi a primeira moeda digital e é a mais conhecida. No entanto, os preços das criptomoedas têm sido historicamente muito voláteis e, portanto, o mercado é considerado um tipo de investimento arriscado.