Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Começa a ser pago nesta sexta-feira (28), pelo Ministério da Fazenda, o saldo remanescente do antigo Fundo PIS/Pasep. Cerca de 10,5 milhões de trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 1988 têm direito a receber algum valor dos R$ 26 bilhões disponíveis.
O Ministério da Fazenda calcula que o valor médio será de R$ 2,8 mil por trabalhador. O montante a ser retirado vai variar de acordo com quanto tempo a pessoa trabalhou no período e do salário que recebia à época.
Herdeiros, em caso de morte do trabalhador, podem fazer o saque. Os pagamentos são feitos exclusivamente em forma de crédito nas contas da Caixa (veja abaixo).
Calendário de pagamento do antigo Fundo Pis/PASEP
Para receber nesta sexta, o trabalhador deve ter feito a solicitação até o dia 28 de fevereiro. Já os que forem realizados até o dia 31 de março, serão pagos apenas em abril, e assim sucessivamente.
Como fazer a solicitação do saque do Fundo PIS/Pasep
Antes, a consulta e o requerimento poderiam ser feitos apenas presencialmente, em uma agência na Caixa.
Agora, podem ser feitos tanto pela plataforma criada pelo governo federal especificamente para isso, o Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep (Repis Cidadão), quanto por meio do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Repis Cidadão
Pelo aplicativo do FGTS
Se você for o titular, ele irá informar os valores (caso tenha) na base de valores transferidos para a conta única do Tesouro Nacional.
No caso de beneficiário legal, ele irá solicitar a validação de outras informações antes de levar à página de consulta para requerer os valores.
Os pagamentos são feitos exclusivamente em forma de crédito nas contas da Caixa. Veja quais são:
É possível também fazer a movimentação de valores pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas, transferências, pagamentos na maquininha e fazer compras com cartão de débito virtual.
Sem relação com o abono salarial
Importante ressaltar que essa liberação de verba não tem ligação alguma com o atual programa de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep.
O abono salarial é benefício destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram formalmente por, no mínimo, 30 dias com remuneração de até dois salários mínimos.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/C8q0abPY2732tGJDyzjGGk
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH
Nesta semana, tem previsão de pancadas de chuva no Rio Grande do Sul. Pode ser…
Um acidente de trânsito entre quatro veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Após meses de tratamento neurológico em Passo Fundo, o cantor Paulinho Dill, da banda Os…
Na noite deste domingo (30), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um Prisma transportando mais de…
O outono de 2025 está chegando com três fortes massas de ar frio que vão atingir o…
Familiares e amigos de Katchucia Drielle Moesch Flores, 29 anos, buscam esclarecer a as circunstâncias…
This website uses cookies.