Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Começa a ser pago nesta sexta-feira (28), pelo Ministério da Fazenda, o saldo remanescente do antigo Fundo PIS/Pasep. Cerca de 10,5 milhões de trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 1988 têm direito a receber algum valor dos R$ 26 bilhões disponíveis.
O Ministério da Fazenda calcula que o valor médio será de R$ 2,8 mil por trabalhador. O montante a ser retirado vai variar de acordo com quanto tempo a pessoa trabalhou no período e do salário que recebia à época.
Herdeiros, em caso de morte do trabalhador, podem fazer o saque. Os pagamentos são feitos exclusivamente em forma de crédito nas contas da Caixa (veja abaixo).
Calendário de pagamento do antigo Fundo Pis/PASEP
Para receber nesta sexta, o trabalhador deve ter feito a solicitação até o dia 28 de fevereiro. Já os que forem realizados até o dia 31 de março, serão pagos apenas em abril, e assim sucessivamente.
Como fazer a solicitação do saque do Fundo PIS/Pasep
Antes, a consulta e o requerimento poderiam ser feitos apenas presencialmente, em uma agência na Caixa.
Agora, podem ser feitos tanto pela plataforma criada pelo governo federal especificamente para isso, o Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep (Repis Cidadão), quanto por meio do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Repis Cidadão
Pelo aplicativo do FGTS
Se você for o titular, ele irá informar os valores (caso tenha) na base de valores transferidos para a conta única do Tesouro Nacional.
No caso de beneficiário legal, ele irá solicitar a validação de outras informações antes de levar à página de consulta para requerer os valores.
Os pagamentos são feitos exclusivamente em forma de crédito nas contas da Caixa. Veja quais são:
É possível também fazer a movimentação de valores pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas, transferências, pagamentos na maquininha e fazer compras com cartão de débito virtual.
Sem relação com o abono salarial
Importante ressaltar que essa liberação de verba não tem ligação alguma com o atual programa de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep.
O abono salarial é benefício destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram formalmente por, no mínimo, 30 dias com remuneração de até dois salários mínimos.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/C8q0abPY2732tGJDyzjGGk
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Jaboticaba, cumpriu na manhã desta…
A susana-de-olhos-negros é uma trepadeira encantadora que chama atenção pelas flores amarelas com centro escuro…
Uma comitiva composta por professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS…
O ingresso de uma massa de ar polar começa a derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul a…
A Administração Municipal de Marcelino Ramos vem a público informar, de forma lamentável, sobre o…
O Vereador Almiro Carvalho dos Santos (PSB) de Crissiumal, protocolou na manhã desta quarta-feira, dia…
This website uses cookies.