(Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
A partir de abril, o gás de cozinha deve subir pelo menos R$ 6,50 no Rio Grande do Sul. O aumento passa a valer a partir do dia 1º e é decorrente da unificação da cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Outro produto que deve ser impactado com a mudança é o óleo diesel. A alíquota unificada de 22% do ICMS entra em vigor em 1º de abril, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Pelo novo regramento, o maior índice de variação do País será no Rio Grande do Sul.
O economista e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Silvio Cezar Arend, explica por que acontece a mudança. “Em junho de 2022, o governo reduziu a alíquota do ICMS para diminuir o preço dos combustíveis, telecomunicações e energia elétrica. Os governadores perderam dinheiro com a mudança e a compensação dessa perda foi vetada pelo ex-presidente”.
De acordo com Arend, como o valor do imposto é igual para todos os estados, na prática, aqueles mais próximos dos centros de produção de GLP arcarão com um custo, proporcionalmente, maior do que os estados mais distantes, que têm o preço por botijão mais elevado do que nos demais.
Setor de transporte teme mudança
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande Do Sul (Setcergs) diz que o diesel é o principal combustível utilizado para movimentar caminhões e ônibus que transportam cargas e pessoas em todo o País. A entidade projeta um aumento próximo de 10% no valor do frete. “É importante ressaltar que há sempre um efeito cascata. Não é só o aumento do diesel. O setor vem sendo fortemente prejudicado por elevadas cargas de tributos, gastos constantes em manutenção da frota e necessidade de muito investimento em segurança, por conta do crescente roubo de cargas”, afirma o presidente do Setcergs, Sérgio Mário Gabardo.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/F8ClYgHeDrF0GDpP7ogNKR
Jovem Pan
Edelvânia Wirganovicz, condenada pela morte de Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, foi encontrada morta nesta terça-feira (22) no Instituto…
O feriadão de Páscoa e Tiradentes foi marcado por uma onda de violência contra mulheres…
Um homem de 47 anos foi preso preventivamente em Rio Pardo, sob a acusação de…
Os restos mortais do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, que havia sido atacado por uma onça…
Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida na madrugada desta segunda-feira,…
A Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma planta milenar que une beleza, resistência…
This website uses cookies.