Foto: Marco Favero / Agencia RBS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a revisão de benefícios previdenciários concedidos entre 2002 e 2009 por aposentadoria por invalidez, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio acidente. A medida tem como objetivo corrigir erros de cálculo nos valores pagos a proximadamente 140 mil segurados, entre ativos e inativos.
De acordo com o órgão federal, os pagamentos para o grupo de beneficiários ativos serão feitos de abril até o dia 31 de maio de 2025. O próximo montante, entre contribuições suspensas e cessadas, será quitado até 31 de dezembro deste ano. Informações da Folha de S. Paulo estimam que o orçamento total deve girar em torno de R$ 750 milhões.
A correção é conhecida como “revisão do artigo 29”, o qual faz parte da Lei 8.213/91. A norma estabelece que o cálculo do benefícios por incapacidade deveria ser feito com a média dos 80% maiores recolhimentos do segurado.
Contudo, ao conceder as contribuições entre os anos de 2002 e 2009, o INSS fez a conta com base em 100% dos salários, o que acabou distorcendo os valores recebidos na época.
O INSS iniciou um processo de correção e de pagamento de benefícios de 17 milhões de brasileiros em 2012, que se estendeu até 2021.
Agora, a partir de um novo acordo judicial entre o órgão previdenciário e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), o INSS deverá encaminhar a análise de 140 mil segurados residuais, que não tiveram o cálculo revisto anteriormente por complexidades sistêmicas.
— Houve uma mudança da lei nesse período. A lei dispôs que deveria ser feito um descarte de 20% das menores contribuições. Por um erro no serviço do Dataprev, os benefícios por incapacidade não tiveram esse corte de 20% das contribuições menores. Então, eles foram feitos sobre uma média de 100% do salário de contribuição da pessoa. Em alguns casos, isso gerou uma diferença para baixo — explica Camila Almeida, advogada do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi).
São passíveis de revisão os segurados por incapacidade, o que incluí aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e auxílio-acidente, seus derivados e pensões por morte, que foram beneficiadas no período de 17 de abril de 2002 a 29 de outubro de 2009 com o cálculo com base em 100% do salário de contribuição.
Conforme o INSS, essa revisão vai atingir apenas casos que já estão citados pela Justiça e que já estão sendo processados. Ou seja, não cabe novas solicitações de análise.
A advogada Camila Almeida explica que, para os segurados ativos, a revisão será processada e poderá levar a um aumento do benefício. Além disso, consequentemente, deve gerar um pagamento administrativo referente a atrasos que ficaram pendentes.
Para os benefícios que já estão cessados e suspensos, será formalizado um só pagamento, porque não há mais vínculo ativo, então não há uma diferença para passar a receber.
— Eles irão receber apenas o retroativo desse período em que estiveram na concessão do benefício e que houve o erro — declara.
O INSS aponta que não é possível saber os valores antes da revisão, verificando quem tem direito ou não. A quantia será processada e reprocessada pelo sistema da previdência, e posteriormente será descrito o valor pago e também a quantidade de benefícios.
Para verificar se o cidadão possui o direito à correção e para acompanhar os eventuais pagamentos, é possível fazer a consulta no próprio site ou aplicativo do INSS, disponível para Android e IOS. Na plataforma, será indicado se há crédito disponível ou se há análise em processamento. Confira o passo a passo:
A advogada Camila Almeida recomenda que o beneficiário aguarde e acompanhe o processamento das revisões previstas. Ela orienta também que o segurado guarde consigo a sua carta de concessão do benefício do INSS originária. O documento pode ser importante para eventuais contestações da revisão.
— Uma vez que o benefício vai ser revisto no sistema, será alterada a carta de concessão. Supondo que surja algum erro ou que ele não concorde com o cálculo, para que um advogado verifique isso, de que o pagamento que o INSS está realizando está correto, ele vai precisar fazer um comparativo entre as cartas — cita a especialista previdenciária.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D0RDjvChlCFGU5mWZ176cg
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH
Pesquisadores da University College London (UCL) fizeram uma descoberta importante sobre o Alzheimer, identificando um…
Um homem tentou matar o próprio filho de 11 dias, na noite de segunda-feira (17),…
Os últimos dias do verão no Rio Grande do Sul devem ser de calor intenso,…
Uma empresa de tecnologia apresentou um detector de fraudes incrível, com inteligência artificial (IA), que…
Um homem de 40 anos foi morto a tiros e seu pai ficou gravemente ferido após uma discussão por…
Em uma celebração marcada pela energia e união, a Administração Municipal de Esperança do Sul…
This website uses cookies.