Economia
Foto: Arquivo/TP News

A partir desta terça-feira (9), a Petrobras reduzirá os preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. A redução foi anunciada nesta segunda (8), no site oficial da empresa.

O preço do diesel subiu em 3,92% no último dia 1º, e o preço da gasolina tinha sido alterado ainda no dia 11 de junho.

Já nesta terça, o preço médio da gasolina vai cair 4,4%, enquanto o valor médio do diesel vai recuar 3,8%. Com a alteração o valor médio do litro da gasolina nas refinarias passará para R$ 1,6817 e o preço médio do diesel passará a R$ 2,0649 por litro.

Desde a adoção de novo formato na política de ajuste de preços em 2017, a gasolina acumula alta de 28,54% de preço, nas refinarias. O diesel acumula aumento de 52,20%

Segundo a estatal “os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias”.

A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo A, ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo A misturados a biocombustíveis. Os preços divulgados pela estatal se referem aos produtos tipo A.

Sobre esses valores, vão incidir a margem de lucro das distribuidoras e dos postos de combustíveis, os impostos, que variam de um estado para outro, o custo da mão de obra, entre outras variáveis. A tabela completa com os valores pode ser conferida na página da Petrobras na internet.