Economia
(Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil)

Mais de meio milhão de contas bancárias utilizam o pagamento via Pix no Brasil, indica relatório do Banco Central. Agora, a instituição trabalha no desenvolvimento de outra modalidade, o “Pix Garantido”, uma espécie de alternativa ao cartão de crédito. 

O chamado “Pix Garantido” permitirá o parcelamento de compras, desde que na data de vencimento da parcela haja saldo na conta. Caso contrário, o desconto poderá ser feito do limite do cheque especial. Ainda não há informações sobre possíveis juros na nova modalidade.

— Diferentemente do cartão de crédito, é necessário ter o dinheiro disponível em conta para usar o PIX Garantido. A expectativa é que o PIX complemente as atuais formas de pagamento, com maior comodidade ao usuário — informou o Banco Central ao g1.

Alguns bancos ou fintechs já permitem o parcelamento no pix, porém, a modalidade está sujeita a alterações de acordo com cada instituição financeira. Na maior parte dos casos, há cobrança de juros.

O “Pix Garantido” ainda está sendo desenvolvido e não há data para lançamento, apontam informações do g1. Ainda assim, outras modalidades de pagamento serão lançadas em breve pelo BC, sendo elas o pix automático e agendado.

A primeira poderá ser usada para pagar boletos como contas de luz, escolar, de academias e parcelamento de empréstimos. O outro, para efetuar pagamentos entre pessoas físicas como doações, mesadas e aluguéis, por exemplo.

Em ambos os casos, se a conta não tiver dinheiro disponível, o banco deve enviar uma notificação ao cliente e tentar repetir a transação nos dias seguintes.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/Ko4h3dPyJnpD8UOiAoke57

NSC Total