Foto: Reprodução
Estamos vivendo um período de crise marcado pela pandemia da Covid-19, diantes desta situação o Governo Federal, tem disponibilizado alguns benefícios com o objetivo de ajudar os brasileiros mais impactados pela pandemia no brasil, um deles é o salário família.
No artigo de hoje vamos te ajudar a conhecer esse benefício que ajuda milhares de famílias em todo país.
O salário-família é um valor pago ao empregado, inclusive o doméstico, e ao trabalhador avulso, de acordo com o número de filhos ou equiparados que possua. Filhos maiores de 14 anos não têm direito, exceto no caso dos inválidos (para quem não há limite de idade).
Este benefício, pago pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), foi elaborado com o objetivo de auxiliar trabalhadores de baixa renda, podendo ser eles formais, avulsos ou domésticos.
Portanto, de acordo com o número de membros, além de buscar atender às necessidades da família, o salário familiar também pode complementar a renda do requerente.
Para receber este benefício, é preciso que o solicitante atue como trabalhador de carteira assinada, incluindo os domésticos, ou como avulso (presta serviços a um gestor de mão de obras ou sindicato), também é necessário estar enquadrado nos requisitos que vou mencionar:PUBLICIDADE
Ressaltando que em situações onde haja dois pais que atendam a esses requisitos mencionados, ambos possuem direito ao benefício, isso acontece, pois não existe soma dos salários para realização das análises, ou seja, eles são considerados individualmente.
As orientações para que seja possível solicitar este benefício, variam de acordo com o perfil e situação do cidadão.
O valor pago pelo Salário Família varia em função do número de filhos tendo como base o número de filhos sob a tutela do beneficiário.
Portanto, quanto mais dependentes o trabalhador tiver, maior é a quantia que ele recebe. Neste ano, em 2021, o valor pago por cada filho será de 51,27 reais.
Aquele que já têm o recebimento do benefício e precisam realizar a atualização do seu cadastro podem fazer este procedimento seguindo o passo a passo abaixo:
Para requerer o salário-família, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos:
Para renovar o direito ao benefício é necessário apresentar anualmente a carteira de vacinação dos dependentes de até 6 anos de idade, sempre no mês de novembro. Já a frequência escolar deve ser comprovada a cada seis meses, em maio e novembro.
Em algumas situações o pagamento do salário família pode ser encerrado caso alguma destas abaixo aconteçam, isso acarretará perda do direito ao benefício.
Jornal Contábil
Um acidente com um ônibus provocou ao menos 10 mortes na cidade de Imigrante, no…
Por volta das 5h30 da manhã desta sexta-feira (04), um acidente de trânsito foi registrado…
A adolescente de 13 anos suspeita de participar do esfaqueamento de uma professora em Caxias…
Uma intensa massa de ar frio deve avançar pelo Sul do Brasil nos próximos dias,…
O desaparecimento do menino Bernardo Uglione Boldrini completa 11 anos nesta sexta-feira (4). Dias depois,…
É grande a quantidade de pessoas que não acreditam existir Deus. Mas como negar Sua…
This website uses cookies.