Economia
Foto: Reprodução

Com o início de mais um mês, a Caixa Econômica Federal libera uma nova rodada de pagamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela modalidade saque-aniversário. Nela, trabalhadores com saldo disponível podem sacar quantias com alíquota de 5% a 50%, além de quantia adicional que pode chegar a R$ 2,9 mil, dependendo do acumulado.

Nascidos este mês já puderam sacar o benefício desde o dia 1º. Isso porque o saque-aniversário do FGTS repassa uma parcela do fundo a cada e somente no mês de nascimento do beneficiário. A quantia liberada varia de acordo com o acumulado de contas ativas ou inativas, que pode vir ou não acrescida de parcela extra.

Diferentemente da modalidade de saque rescisão, em que o dinheiro do FGTS fica disponível para resgate quando há demissão sem justa causa ou motivo de aposentadoria, quem opta pelo saque-aniversário recebe apenas a multa de rescisão de 40% nesses caso.

Nesse caso, o beneficiário então deve aguardar o período de carência para retornar ao saque rescisão, caso queira. Até lá, ele continua recebendo as parcelas do saque-aniversário a cada ano e no mês de nascimento.

Calendário de pagamentos saque-aniversário FGTS

Veja a seguir as datas de pagamento do benefício:

Mês do aniversárioData disponível para realizar o saque
JaneiroDe janeiro a 31 de março
FevereiroDe fevereiro a 30 de abril
MarçoDe março a 31 de maio
AbrilDe abril a 31 de junho
MaioDe maio a 30 de julho
JunhoDe junho a 31 de agosto
JulhoDe julho a 30 de setembro
AgostoDe agosto a 29 de outubro
SetembroDe setembro a 30 de novembro
OutubroDe outubro a 31 de dezembro
NovembroDe novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
DezembroDe dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022

Qualquer trabalhador que possui emprego de carteira assinada e contém saldo disponível no FGTS pode optar pela modalidade de saque-aniversário. Porém, é necessário informar a Caixa da decisão. A mudança de serviço pode ser feita no aplicativo do FGTS, site ou Internet Banking Caixa. Outra opção é indo à uma agência da estatal.

Capitalist.com