Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm um empréstimo consignado na folha do seu benefício pode poupar mudando o empréstimo. Mas para isso é preciso ter atenção aos detalhes no momento de optar pela portabilidade para mudar de instituição financeira. Isso vale para transferir o empréstimo de um banco para outro, assim como ocorre em contratos de telefonia.
Para fazer a troca, o aposentado precisa conhecer as condições de seu contrato atual e o que é proposto pela outra instituição financeira. É importante observar não somente os juros, mas também o chamado Custo Efetivo Total (CET), que envolve também encargos como taxas de administração, impostos e seguros, por exemplo.
O primeiro passo para a portabilidade é o cliente saber exatamente qual é o valor da sua dívida atual. Para isso, precisa pedir essa informação ao banco de origem, que é obrigado a fornecê-la. É só pedir ao banco credor uma declaração da dívida e quanto é o saldo que ainda precisa ser pago. Caso o banco não forneça as informações, ou tente barrar de alguma forma a portabilidade, o cliente pode informar o Banco Central ou ingressar com ação judicial.
Ainda que é comum que, após o pedido de portabilidade, a instituição financeira de origem tente reter o aposentado do INSS, apresentando uma contraproposta. Neste momento de renegociação, o consumidor deve verificar se o que foi apresentado é melhor do que o contrato original e também do que foi oferecido pelo outro banco. O prazo para confirmação da transferência varia de acordo com a agilidade das instituições na realização dos processos. O tempo total costuma demorar até 20 dias.
Como pesquisar as taxas melhores
O Banco Central oferece uma área em seu site com a comparação de todas as taxas do mercado. Clique aqui para acessar. Porém, vale a pena consultar os bancos, já que as instituições podem oferecer condições especiais mais vantajosas. Caso alguma proposta tenha sido satisfatória, formalize o pedido de portabilidade ao outro banco e aguarde a efetivação dos procedimentos.
Fique atento à contraproposta
Em alguns casos, o banco credor oferece uma contraproposta para o cliente para que ele mantenha o seu contrato lá. Se isso acontecer, verifique se a proposta é melhor do que o contrato original e também se é mais vantajosa do que a oferecida pelo outro banco. A partir da formalização da proposta, o novo banco escolhido tem cinco dias úteis para entrar em contato com a instituição financeira credora inicial O banco inicial informa o valor ao novo banco, que tem de fazer o pagamento dessa quantia para poder transferir a dívida e iniciar a cobrança ao consumidor.
Em um prazo de até dois dias úteis, a instituição financeira inicial tem de confirmar o recebimento desse valor ou apontar alguma inconsistência no pagamento que inviabilize a portabilidade. Em seguida, a portabilidade será confirmada. Geralmente, desde o momento em que o cliente decide fazer a troca até a confirmação da portabilidade, leva-se até 20 dias (caso o banco inicial não demore muito para informar o valor da dívida). Caso o contratante tenha desistido da portabilidade após receber uma boa contraproposta, o banco credor oficial tem até dois dias úteis para comunicar a desistência à instituição proponente.
Veja os dados de portabilidade
- Valores contratados (em milhões de R$)
Servidores públicos | Trabalhadores do setor privado | Beneficiários do INSS | Total | |
---|---|---|---|---|
2020* | 1.612.162 | 166.240 | 1.000.639 | 2.779.041 |
2021* | 1.828.449 | 182.798 | 1.222.882 | 3.234.129 |
Variação | 13,42% | 9,96% | 22,21% | 16,38% |
(* de janeiro a julho)
- Operações realizadas
Servidores públicos | Trabalhadores do setor privado | Beneficiários do INSS | Total | |
---|---|---|---|---|
2020* | 65.267 | 9.130 | 54.640 | 129.037 |
2021* | 79.775 | 10.452 | 48.607 | 138.834 |
Variação | 22,23% | 14,48% | -11,04% | 7,59% |
(* de janeiro a julho)
Folha de São Paulo