A suspensão das aulas presenciais, no dia 19 de março, por causa da pandemia do Coronavírus, alterou o dia a dia da comunidade escolar do Colégio Ipiranga.
Como consequência, pais, alunos, professores e funcionários tiveram que adaptar a rotina da aprendizagem ao isolamento social.
E essa adaptação foi rápida e eficiente. Em questão de poucos dias, os alunos tiveram o seguimento de seus conteúdos em casa, através das aulas digitais, acompanhadas de atividades específicas, através da plataforma Plurall, em convênio com o Sistema Anglo de Ensino.
Desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, durante todo este tempo, as aulas procuram manter o foco da saúde mental e a rotina dos alunos, sem perder o ritmo escolar e o costume de estudar.
Por outro lado, para os professores a experiência está sendo desafiadora, pois mudou o perfil das aulas e foi necessário desenvolver dinâmicas diferentes para cada nível e cada turma. Ou seja, o professor precisou se reinventar, uma vez que surgiram novos desafios, que não eram comuns nos encontros presenciais, como problemas de conexão e engajamento dos alunos fora da sala de aula presencial.
Seguindo a orientação do Parecer CNE (Conselho Nacional de Educação) /CP nº 05/2020, a escola reorganizou o calendário, a carga horária e as formas de alcance das competências e objetivos de aprendizagem relacionados à sua proposta pedagógica, por todos os seus alunos; e ofereceu formações para preparar os professores para este trabalho de integração.
Além dessa preparação, a escola mantém comunicação constante com os alunos e familiares, orientando sobre as rotinas de atividades educacionais não presenciais, sob a supervisão de professores e dirigentes escolares, sugerindo que as famílias façam um planejamento de estudos de seus filhos.
Desde o início da pandemia, o Colégio Ipiranga disponibiliza as Aulas Digitais com a presença do professor e do aluno no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, através da Plataforma PLURAL.
Também são disponibilizados atividades como leituras; exercícios; sugestão de vídeos; apostilas com conteúdo e exercícios; power point e a gravação da explicação da aula digital. Isso requer mais comprometimento dos alunos, pois permite que eles desenvolvam o aprendizado de acordo com o seu tempo, horário e local preferido para aprendizado, independentemente da presença do professor.
Educação Infantil
A Escola oferece orientações aos pais ou responsáveis com atividades educativas, garantindo o atendimento essencial às crianças pequenas e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais.
As orientações para os pais das crianças das creches indicam atividades de estímulo, brincadeiras, jogos, músicas, desenhos, conversas e algumas atividades em meios digitais.
Além disso, a escola incentiva atividades de música e dança ao vivo, via Instagram e Facebook.
Assessoria de Comunicação