Educação
Foto: Escola/Divulgação

Depois de firmar a parceria com o Sistema de Ensino Anglo em 2020, para o próximo ano o Colégio Ipiranga de Três Passos traz mais um grande diferencial na área da educação: o educandário será uma das primeiras escolas do RS a implantar o modelo do Novo Ensino Médio, cumprindo determinação da Lei nº 13.415/2017 e que estabelece mudanças na estrutura desta etapa da Educação Básica, ampliando o tempo mínimo atual do estudante na escola de 800 horas para 1.242 horas anuais.

O modelo define uma nova organização curricular, mais flexível, que contempla uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, denominadas de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Essa mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Desta forma, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica, e esta será complementada com os itinerários formativos.

Esses itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio. Desta forma, poderão se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. O Colégio Ipiranga já definiu quais os itinerários formativos irá ofertar, considerando o processo de participação da comunidade escolar.

Os maiores benefícios do modelo do Novo Ensino Médio é o atendimento das necessidades e das expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.

Assim, o Colégio Ipiranga propõe um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC, e também os itinerários formativos, que possibilitarão aos estudantes aprofundar seus estudos nas áreas de conhecimento com as quais se identificam ou em cursos ou habilitações de formação técnica e profissional. Tudo isso contribuirá para maior interesse dos jovens nos estudos e para melhoria dos resultados da aprendizagem.

Colégio Ipiranga