Às 9h deste sábado, 02 de setembro, aconteceu a solenidade de abertura da 49ª FETRELI.
O coordenador do protocolo, Carlos Rudolfo Kunde, asseverou que a FETRELI é um imprescindível patrimônio da nossa cidade, marco cultural e afetivo, guardado no coração de diferentes gerações de trespassenses. Por isso, ela sempre é motivo de entusiasmo e encanto e quando o Colégio Ipiranga se veste de feira, Três Passos se veste de alegria e se transforma em momentos de encontro, de celebração, de retomar e ressignificar nossas relações com a vida.
O representante da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, Gilmar Marcolan, afirmou que o livro é um importante aliado para a aquisição de conhecimento. Quanto mais contato com livros, quanto mais os lemos, mais janelas e portas, internas e externas, se abrem em oportunidades de desenvolvimento intelecto-moral.
O presidente do Legislativo, vereador Dieago Maciel, disse que as pessoas passam por ciclos de leitura, começando com os infantis até chegar a obras complexas para compreender o mundo. Por isso, os livros contribuem para libertar e entender o que nos cerca, proporcionando-nos empoderamento e liberdade.
O prefeito Municipal, Arlei Tomazoni, destacou a importância histórica da FETRELI e o compromisso de todos para manter e continuar sua trajetória, pois somente os livros nos possibilitam e desafiam a discernir os fatos, diante de tantas informações e influência tecnológica.
Já o patrono desta edição, Otávio Reichert, salientou que a FETRELI, todos os anos, desperta a necessidade e a excelência da leitura em nossas vidas. Destacou que o evento é histórico, por se tratar de uma das feiras mais antigas do Rio Grande do Sul e desejou vida longa a esta importante iniciativa do Colégio Ipiranga.
O diretor Nelson Weber, disse que desde a origem da feira, há mais de cinco décadas, a FETTRELI vem desempenhando um papel fundamental na promoção da literatura e na disseminação do conhecimento. Esta feira representa um espaço sagrado onde a magia das palavras se entrelaça com a curiosidade humana, criando um ambiente no qual a imaginação é livre para voar e os horizontes do saber são expandidos a cada página virada.
A FETRELI é um testemunho vivo de que o amor pela literatura transcende gerações e se mantém firme mesmo em meio às rápidas transformações do mundo moderno.
“Com profunda gratidão por todos os que contribuíram para esta jornada literária, meu sincero agradecimento. Aproveitem cada momento desta celebração da cultura, do conhecimento e da imaginação”, concluiu.
A diácona da Comunidade Evangélica, Mariani Schneider, procedeu a benção ao evento e, na sequência todos se dirigiram ao Centro de Eventos, quando foi cortada a fita e declarada oficialmente aberta a 49ª FETRELI.