Foto: 21ª CRE/Facebook
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) exonerou a chefe da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Três Passos, e que responde por cerca de 60 escolas na região noroeste do Rio Grande do Sul. A coordenadora, Ledi Daiana Diesel, estava no cargo desde março de 2019, início do governo Eduardo Leite.
A reportagem apurou que o afastamento de Ledi do cargo se deu por suspeita de favorecimento a conhecidos no preenchimento de vagas com contratos emergenciais para servidores administrativos das escolas. Há relatos de que ela (ou pessoas ligadas a ela) teria indicado nomes de monitores escolares e funcionários de limpeza.
Ela foi exonerada na quinta-feira (26) e já na sexta-feira (27) a Polícia Civil fez buscas na residência de Ledi e na sede da 21ª CRE. Foram apreendidos documentos para instruir uma investigação sobre supostas irregularidades na contratação de servidores escolares.
As ordens de busca e apreensão foram cumpridas pelo delegado Vilmar Schaeffer, de Tenente Portela, que atua interinamente em Três Passos. Ele prefere não se manifestar sobre o caso.
Um dos locais onde teria ocorrido a contratação emergencial indevida é a Escola Técnica Estadual Celeiro (ETEC), do município de Bom Progresso, que concentra alunos de 30 cidades da região noroeste. Ledi é natural daquela cidade. A polícia investiga se familiares da coordenadora foram nomeados lá, além de em outras escolas da região.
Um processo administrativo aberto pela Seduc resultou no afastamento de Ledi. Em paralelo, a Polícia Civil investiga o caso. Há cuidado nas investigações porque existiriam grupos políticos interessados no afastamento da coordenadora de Educação.
Ledi Daiana Diesel possui Licenciatura em Letras e Pós-Graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão e Orientação Escolar). Teria sido escolhida por critérios técnicos e não políticos, conforme determinação do governador Eduardo Leite, no início de governo.
Contrapontos
O que diz a Secretaria de Educação (Seduc):
A Seduc foi contatada, mas não retornou com posicionamento até a publicação desta matéria.
O que diz Ledi Daiana Diesel:
Ela não atendeu telefonema e não retornou ao pedido de contato feito pela reportagem. O defensor de Ledi, João Antônio Gheller, declarou: “Em relação ao afastamento da ex coordenadora, sabe-se que a nomeação e a exoneração de coordenadores de Educação é realizada é um ato discricionário da administração pública. No que tange a busca e apreensão realizada pela Polícia Civil, a ex coordenadora se colocou à disposição do Delegado de Polícia Vilmar Schaefer para colaborar com a investigação, forneceu a justiça tudo que foi pedido e está ciente de sua inocência, já que todo ato realizado por ela foi ratificado pela SEDUC. Assim, a ex coordenadora está ciente de suas atitudes e provará sua inocência no decorrer do inquérito policial e/ou processo judicial”.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/JrnRt9zoVyP24hyVKT2jRA
VEJA TAMBÉM
Gaúcha ZH
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…
This website uses cookies.