Educação
Foto: Reprodução

O contracheque dos professores e servidores de escolas que tingiram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) virá mais gordo no dia 30 de setembro. O governador Eduardo Leite confirmou que vai pagar na próxima folha de pagamento o bônus do Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha, conhecido como 14º salário, para professores e servidores de todas as escolas que atingiram as metas. 

A medida contempla mais de 65 mil professores e demais servidores da rede estadual de ensino, com um montante total destinado de aproximadamente R$ 235 milhões.

O valor a ser pago será proporcional ao índice de cumprimento da meta estabelecida pela Secretaria da Educação. Por isso, nem todos receberão um salário integral. Esse valor será pago às escolas que atingiram 100% da meta. 

Mesmo em uma escola com Ideb baixo, professores e servidores poderão receber o 14º salário, dependendo da evolução em relação ao próprio estabelecimento. A secretária Raquel Teixeira sempre contestou as críticas do Cpers, que apontava disparidades entre as escolas, com o argumento de que que não era uma competição entre as instituições, mas uma evolução da escola em relação a ela mesma.

Rosane Oliveira/GZH

Receba as principais notícias no seu WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/D0RDjvChlCFGU5mWZ176cg