Educação
Foto: Arquivo Pessoal

Na última terça-feira do mês de abril, dia 24, de 2023, o embaixador Caio Geovane Borger Paludo, da Equipe Regional de Inclusão e acessibilidade ERIAc, realizou a sua primeira palestra sobre inclusão e acessibilidade na Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, localizada no município de Bom Progresso, na região celeiro noroeste do estado do Rio Grande do Sul, quando foram abordados três assuntos diferentes:

primeiro foco principal, que foi inclusão e acessibilidade; segundo, a proteção infanto-juvenil; e terceiro, o bullyng.

Nos três assuntos, primeiro foi feito a explicação do conceito em geral de cada assunto e após, foi explicado como podemos agir no dia a dia para que todos nós possamos deixar um mundo melhor do o que encontramos. Também foi falado bastante sobre a questão do respeito com os outros e com as diferenças, sobre adaptações de atividades para PCD e assim conseguindo incluir os PCD em atividades do cotidiano com as outras pessoas.

Foto: Arquivo Pessoal

Caio Geovane Borger Paludo, de 20 anos, é portador de paralisia cerebral G80 classificada como grave, aluno deficiente físico do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, realizou a sua primeira palestra sobre inclusão e acessibilidade.

Mesmo com as suas limitações e dificuldades físicas motoras devido ao atrofiamento motor e deformidade, Caio sempre está desenvolvendo e se envolvendo nas atividades propostas pela escola e pelo seu grupo escoteiro.

 Além disso, nunca se rende a suas limitações e faz ao máximo para prosseguir com as atividades normalmente como qualquer outro aluno, mas claro sempre dentro das suas condições além de ter um alto dominância com computador e celular.

Caio ingressou no Grupo Escoteiro Murialdo 106/RS localizado no município de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, no ano de 2021, como jovem pioneiro, reside no município de Tiradentes do Sul, a 20km da fronteira com Argentina, e a 507 km da sede do seu Grupo Escoteiro, onde participa das atividades escoteiras de forma online via google meet, mas sempre que consegue ir viajar para a região de Porto Alegre para participar de atividades presenciais o jovem vai, pois acredita que a vida é uma só e que cada viagem sempre é um novo conhecimento para a vida e sempre é bom fazer atividade escoteira ao ar livre na natureza.

Foto: Arquivo Pessoal

A política educacional está voltada para a eliminação de todas as formas de barreiras, de modo que o aluno possa participar plenamente das ações pedagógicas e sociais da escola e do grupo escoteiro, centradas nas diferentes formas de aprender e conviver.

A inclusão é um caminho longo, e somente terá resultado se todos conseguirem ver a pessoa com deficiência com os olhos de quem não vê a incapacidade, mas sim a possibilidades e potencialidades de cada ser humano. Portanto se trata de um movimento amplo, diferente de integração, que neste caso significa apoiar os alunos com deficiência na escola regular, na inclusão o foco é a transformação da educação comum para eliminar as barreiras que limitam o aprendizado e a participação destes alunos na escola e no movimento escoteiro.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW