Um grupo de 20 manifestantes do Cpers-Sindicato, representante dos professores e funcionários da rede estadual, se reuniu na manhã desta quinta-feira (9) em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. Foi montado um cercado no entorno dos manifestantes, que chegaram ao local por volta das 7h30min, se posicionando na entra principal. Quem chegava para trabalhar, acessou o Palácio por uma porta lateral. Não houve tentativa de invasão.
Os manifestantes pedem uma audiência com o governador Eduardo leite ou com a secretária de Educação, Raquel Teixeira. Eles alegam que há sete anos a categoria não tem reposição salarial e cobram melhor estrutura das escolas.
Por volta das 9h, o chefe de operações do Palácio conversou com o grupo, no lado de fora do prédio. Às 10h30min, eles deixaram a frente do Palácio, mas prometem seguir com a manifestação até uma audiência que está marcada para o dia 17 de setembro, às 14h, com o Grupo de Assessoramento Especial (GAE) e com os secretários da Educação, Fazenda e Casa Civil.
A Brigada Militar monitora a situação no local.
GZH