Educação
Foto: PM Divulgção

No dia 4 de fevereiro, professores e monitores da Rede Municipal de Ensino de Três Passos participaram da palestra “Aluno com TEA: e agora?”, realizada no auditório da Unijuí. A atividade integrou uma ação formativa de início de Ano Letivo, voltada ao fortalecimento da educação inclusiva no município.

A palestra foi conduzida pela pedagoga Dra. Viviane de Fátima Lima Prado, juntamente com a assistente social Deise de Brito da Silva, coordenadora do Centro Macro Regional ACD Passo Fundo, e a nutricionista Caroline Karpinski. As profissionais integram o quadro técnico do TEAcolhe Passo Fundo, vinculado ao Centro Macro Regional.

A acolhida aos participantes foi realizada pelo vice-prefeito de Três Passos, Rodrigo Ipê, com a presença da primeira-dama, Jucemara Luciana Gandini Tomazoni, além da coordenadora do CAS TEAcolhe Três Passos, Carine Sott.

Durante a palestra, foram abordados diversos temas relacionados às condutas que os profissionais da educação devem adotar no cotidiano escolar diante do atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Dra. Viviane destacou a importância do trabalho integrado entre monitores, professores, educadores do AEE, funcionários da escola e família, ressaltando que o atendimento adequado depende do envolvimento coletivo.

Mãe atípica, a palestrante também compartilhou vivências pessoais, evidenciando as dificuldades, desafios e a persistência necessários no contexto familiar, além do papel fundamental dos profissionais que estruturam o atendimento às necessidades específicas do aluno com autismo.

Ainda em sua fala, foram destacadas questões como a violência contra a pessoa autista, reflexões sobre o cidadão autista na vida adulta, a seletividade alimentar e os protocolos que garantem as especificidades de cada aluno. Também foi enfatizada a relevância das terapias e intervenções precoces, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que promovam maior autonomia.

Mais uma vez, o TEAcolhe Passo Fundo, por meio de sua equipe técnica, contribuiu de forma significativa com a formação dos profissionais da educação da rede municipal, trazendo uma abordagem qualificada que busca complementar e fortalecer a Educação Especial sob a perspectiva da Educação Inclusiva.

Assessoria de Comunicação