Um projeto representando a Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, de Bom Progresso, conquistou o terceiro lugar do Hackatchê 2026. A iniciativa reuniu equipes formadas em escolas da rede estadual para o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.
A equipe MaqConecta, formada por estudantes da ETEC, contou com Bernardo Zalamena de Campo Novo, Manoel Davi Putzke da Silva de Humaitá e Matheus Henrique Sehn Pedrozo de Tenente Portela, acompanhados pela professora Maiara Figueiredo. O projeto é uma plataforma digital criada para o compartilhamento seguro de máquinas agrícolas.
Promovida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a competição começou ainda no ambiente escolar, onde estudantes do Ensino Médio foram instigados a montar grupos e desenvolver projetos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O processo seletivo ocorreu em duas etapas. Na primeira, as escolas puderam inscrever até cinco projetos e, caso tivessem mais propostas, deveriam realizar uma seleção interna. Na segunda fase, uma comissão julgadora da Seduc-RS escolheu os seis finalistas que participaram da etapa presencial.
Ao longo de dois dias de programação no Tecnopuc, em Porto Alegre, as seis equipes participaram de uma imersão em oficinas, palestras e mentorias. Depois disso, houve a seleção do Top 3 de projetos. Além do projeto da ETEC Bom Progresso, os outros finalistas representam escolas das cidades de Caxias do Sul e Camaquã.
Os três grupos apresentaram os projetos na grande final, nesta quinta-feira (26), no segundo dia de South Summit Brazil, um dos maiores eventos de inovação da América Latina que está acontecendo em Porto Alegre.

“Mais do que a colocação, foi uma experiência incrível. Tivemos a oportunidade de representar nossa escola, a região e a Coordenadoria, além de estampar a bandeira da ETEC com muito orgulho. E, sempre que tive oportunidade, fiz questão de carregar essa bandeira e representar nossa escola que tanto nos orgulha. Quero fazer um agradecimento muito especial à nossa equipe diretiva, que sempre apoia, incentiva e acredita nesses projetos. Sem esse suporte, nada disso seria possível. É esse apoio que nos dá força para seguir levando nossos alunos cada vez mais longe. Gratidão a todos e parabéns aos nossos alunos!”, agradeceu a professora Maiara Figueiredo, orientadora da equipe.
O prêmio para o vencedor do HackaTchê 2026 é uma viagem para o South Summit Madrid, na Espanha. As premiações para segundo e terceiro lugar são, respectivamente, uma viagem para São Paulo, com visitas às sedes da Google e do Instituto Unibanco.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/Fab5E1SQAqK0SxNiOmvzZU
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br






