De sábado, 02, até o dia 08 de setembro, o Centro de Eventos do Colégio Ipiranga será o palco da 49ª edição da FETRELI, uma das feiras do livro mais antigas do RS. Na oportunidade, os estandes de expositores apresentarão mais de 10 mil títulos de diversos gêneros literários, com opções para todas as idades e preferências. Como a FETRELI é uma festa literária, a proposta é oferecer a maior diversidade de obras, consolidando o slogan de ser o marco cultural da Região Celeiro.
Além da comercialização de livros, a feira oferecerá uma programação paralela de atividades culturais, como contação de histórias, apresentações de música, dança e palestras, que estarão a cargo da UCCEF, Unijuí, Cotricampo e Patrono.
A abertura oficial será no sábado, 02, às 9h, no Espaço das Apresentações. No domingo, além da visitação, a partir das 9h30min o público poderá degustar o Café de Cambona, que será preparado pelo patrono da feira. O programa Filosofia da Vida, da Rádio 92.5 FM, terá transmissão do local da feira às 19h.
A IpiBanda terá participação na programação oficial da 49ª FETRELI e fará shows na abertura do evento, às 9h do dia 02 de setembro; às 16h20min do dia 04; às 9h30min do dia 05; às 11h do dia 06; e às 11h do dia 08, último dia da feira.
A Contação de Histórias estará a cargo da UCCEF e Curso Normal do Instituto Érico Veríssimo e as apresentações de danças e de teatro serão de responsabilidade dos grupos do Colégio Ipiranga.
A FETRELI também terá um espaço reservado para lançamentos de livros, sessões de autógrafos e bate-papo com autores.
O patrono desta edição é o escritor gaúcho Otávio Reichert. Dentre suas obras, podemos destacar: Urso Preto, Para Crescer, Os Melhores Poemas, Guri Missioneiro e Decifra-me. Também é autor das obras infantis O Urso Preto e outras histórias, As minhocas e O sítio dos bichos.
Para o patrono, a visita das crianças e jovens à feira é uma forma de estimular o interesse pela leitura desde a infância. É muito bom que os (as) professores, a comunidade, a instituição e a família reconheçam a importância da leitura no desenvolvimento da criança.
O diretor Nelson Weber assevera que a FETRELI tem como objetivo despertar e incentivar o gosto pela leitura, além de promover o desenvolvimento cultural de Três Passos e da região, que envolve pais, professores, alunos e comunidade em geral, com o propósito de pensar a leitura como a construção de um ser.
O diretor destaca que os livros são alavancas para a imaginação, conhecimento e ideais que, somados, formam a grandeza de uma vida. O livro é a prova de que somos capazes de desenhar, imaginar, inventar e transformar um mundo de fantasias em realidade, finaliza o diretor.