Tempo
Foto: Ilustração

Choveu em praticamente todo o Rio Grande do Sul durante a terça-feira, mas em muitas cidades choveu pouco ou nada e em algumas veio bastante água. Uma verdadeira loteria da chuva em que teve quem venceu com muita água e quem perdeu com nada.

Um cenário que já era antecipado pela MetSul que previa grande variabilidade de volumes de ponto para outro com chuva localmente forte em algumas localidades e escassa em outras, às vezes dentro da mesma região.

Os registros de precipitação na soma da segunda-feira e hoje até 18h indicavam 85 mm em Camaquã, 81 mm em Arroio Grande, 55 mm em Candelária, 54 mm em, Livramento, 48 mm em Encruzilhada do Sul e em Canguçu, 46 mm em Bagé, 44 mm em Santa Maria, 43 mm em Dom Pedrito, 34 mm em São Gabriel, 32 mm em Uruguaiana, e 30 mm em Pelotas.

Em muitos municípios da Metade Norte do Estado, a chuva entre segunda e hoje teve baixos volumes, salvo pontos muito isolados, e em várias localidades do Noroeste e do Norte gaúcho ou sequer choveu ou os volumes não passaram de 1 mm ou 2 mm. Com isso, houve um alívio substancial da estiagem em várias cidades do Sul e do Leste do Estado ao passo que no Noroeste e no Norte o quadro segue muito ruim com crescentes perdas no campo, especialmente na produção de milho.

Nesta quarta, as precipitações se concentram mais no Centro, Noroeste, Norte e Nordeste do Estado, mas serão irregulares e com volumes baixos na maioria dos municípios.

Já na quinta, o tempo seco vai predominar na maior parte do território gaúcho com a probabilidade de chuva concentrada na faixa Leste, em pontos próximos das lagoas e da costa.

Na sexta, o quadro não muda muito e o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul com chance de precipitação isolada e passageira em pontos junto ao litoral e às lagoas Mirim e Mangueira, no Sul gaúcho.

Em outras palavras, quem não ganhou na loteria da chuva e teve pouco ou nada de precipitação até agora é provável que termine a semana na mesma situação porque os próximos dias serão de chuva em poucos pontos do Rio Grande do Sul e mais concentrados na parte Leste do Estado.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/GD1P1RTEpXKIWUSRQLhdsM

MetSul – https://metsul.com/quem-ganhou-e-perdeu-na-loteria-da-chuva/?fbclid=IwAR2WursUo0PbpSo5bDNCR70qyHGnDGT-G8JRossa-Dw48Da5doGIrzAA6aY .